27 OUT 2021 - Dos dias 22 a 24 de outubro, os seminaristas Kevin de Mattos Ganz e Osmair Sandeski participaram do encontro híbrido da Pastoral Vocacional em Toledo-PR.

 

Neste encontro, assessorado pelo Monsenhor Catelan, foi abordado sobre o querigma da vocação, isto é, sobre o primeiro anúncio, o primeiro chamado que o jovem recebe. Mons. Catelan destacou também o documento Christus Vivit capítulo 4, que aborda sobre o querigma e a possibilidade de transmitir somente pela experiência, isto é, primeiro se faz necessário a vivência para depois o anúncio, no que faz despertar o entendimento da própria vida como um dom para ter o verdadeiro encontro com Cristo, porque sem o encontro com Cristo de modo significativo, não surgem vocações, pois a vocação é a gratuidade da vida partilhada.

Contudo, o tema principal do encontro foi como desenvolver este querigma, para que seja bem trabalhado e todos possam chegar até ele, tanto os vocacionados quanto os agentes pastorais, pois eles precisam também ter esse encontro com Cristo. Desta forma teremos uma igreja que vivenciou o querigma, cada um em sua vocação.

Outro ponto a ser destacado é que a Pastoral Vocacional deve trabalhar em conjunto com as demais pastorais, pois estando presente na Pastoral Familiar, na Pastoral Juvenil, na Pastoral dos Coroinhas é uma forma de “rezar, falar, convidar e testemunhar” sobre a vocação.

E por fim, foi apresentado um questionário a ser respondido em grupo em que seria realizado uma síntese e apresentada no domingo (24) pela manhã, e a partir desta síntese, se dará os trabalhos da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional para o ano de 2022.

Kevin de Mattos Ganz