07 DEZ 2021 - Na segunda-feira (06) a Diocese de São José dos Pinhais completou 15 anos de criação e a Santa Missa de Ação de Graças foi celebrada na Catedral São José.

O território da diocese foi desmembrado da Arquidiocese de Curitiba e erigida como Diocese de São José dos Pinhais no dia 06 de dezembro de 2006. Teve como primeiro bispo diocesano Dom Ladislau Biernaski (in memorian). O segundo bispo diocesano foi Dom Francisco Carlos Bach transferido para Joinville em 2017. Dom Celso Antônio Marchiori atualmente exerce o pastoreio nesta diocese como terceiro bispo diocesano. 

A diocese de São José dos Pinhais abrange 14 municípios. São 41 paróquias e mais de 700 comunidades. Estima-se mais de um milhão de habitantes. O clero é composto por 35 presbíteros diocesanos e 28 presbiteros pertencem a institutos religiosos. São 45 diáconos permanentes. No seminário são 20 seminaristas maiores (filosofia e teologia) e 4 no ensino médio. As congregações religiosas também estão presentes no território da diocese. São 15 congregações religiosas femininas totalizando 121 religiosas. Entre as congregações destacam-se os Monges Trapistas e as Contemplativas Beneditinas. 

Nesta segunda-feira, para comemorar os 15 anos da diocese, os presbíteros se reuniram na Sede da Catedral as 9h. Pe. Rafael Fucks, coordenador da pastoral presbiteral falou sobre a importância da pastoral destacando as 3 colunas: espiritualidade, formação e fraternidade. Outros assuntos foram tratados referentes aos presbíteros. 

Na catedral foi celebrada a Santa Missa às 11h, presidida por Dom Celso e concelebrada pelos presbíteros. Dom Celso agradeceu a todos os padres e falou da necessidade de reforçar a dimensão missionária entre as pastorais. "Todas as comunidades paroquiais são terra de missão", disse. 

Também salientou a necessidade de valorizar a piedade popular e dar grande atenção às capelinhas de Nossa Senhora, que além de fomentar a devoção a Nossa Senhora tem a intenção de ajudar na formação dos padres e seminaristas. 

A Santa Missa também foi ocasião para encerrar o Ano Josefino. Dom Celso motivou os presbiteros para que continuem a celebrar nas Paróquias a Missa votiva de São José no dia 19 de cada mês. 

No final da Santa Missa Dom Celso levou flores até a sepultura do primeiro bispo diocesana Dom Ladislau, localizado dentro da Catedral. 

O encontro celebrativo pelos 15 anos da diocese finalizou com um delicioso almoço oferecido aos presbiteros, seminaristas e colaboradores da Mitra Diocesana. 

 

Pe. Marcio Adriano Krefer

Fotos: Marcos Roberto Svieck Fernandes