22 MAR 2022 - No dia 19 de março, dia de São José e do aniversário de instalação da Diocese de São José dos Pinhais, realizou-se nos subsetores da diocese os Encontros Subsetoriais de Escuta Sinodal.

O principal objetivo do encontro foi realizar uma escuta sinodal tendo como foco as perguntas: Uma Igreja Sinodal é uma Igreja participativa e corresponsável. Como colocamos em prática o trabalho em equipe e a corresponsabilidade? Em sua realidade paroquial, como atua o Conselho Missionário Pastoral Paroquial (CMPP)? Que passos concretos o Espi?rito Santo nos convida a dar para crescermos na corresponsabilidade?

Foram convidados a participar os membros das Equipes Sinodais Paroquiais e mais cinco convidados escolhidos, entre as pastorais e movimentos de cada paróquia.

As escutas sinodais têm sido um momento profícuo, onde a presença do Espírito Santo à partir da Palavra de Deus, permite a troca de experiências significativas. Ao sair de sua realidade paroquial e participar da escuta da realidade de outras comunidades, os participantes têm a possibilidade de retornar à Igreja missionária em unidade a Cristo e aos irmãos.

Confiantes no Espírito Santo e sob o olhar amoroso de São José, roguemos a Deus, que nossa Diocese seja um "caminhar juntos", na participação, na comunhão e na missão.

COMISSÃO DIOCESANA SINODAL

Fotos: cedidas pelos participantes