12 ABRIL 2022 -  A Infância e Adolescência Missionária (IAM), criada em 19 de maio de 1843 atua mundialmente e por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão comprometidos com os objetivos da IAM.

O Papa Francisco nos lembra que “a missão é tarefa de todos os cristãos, não somente de alguns. É tarefa também das crianças!”. O missionário verbita Pe. Fabiano Kachel, por muitos anos animou e dinamizou as Pontifícias Obras da Infância e Adolescência Missionaria nas paróquias da diocese.

Com toda esta motivação foi retomada, nos dias 08 a 10 de abril com a realização do I EFAIAM (Encontro de Formação de Assessores para Infância e Adolescência Missionaria), a caminhada da Infância e Adolescência Missionária na diocese.

Pe. Emerson Lipinski, assessor do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) diz que “esse encontro busca reavivar o ardor missionário em nossas lideranças para que possamos buscar o protagonismo de nossas crianças e adolescentes, para fazer com que crianças evangelizem outras crianças, por meio da oração, do sacrifício e da solidariedade. Nós acreditamos muito que para construirmos essa grande missão, como vem nos pedindo Papa Francisco, nós precisamos contar com as crianças e os adolescentes. Por isso a obra da Santa Infância é a Esperança de construirmos essa Diocese Missionária”

O I EFAIAM aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Xingu, São José dos Pinhais, PR, com a assessoria do Pe. Vagner Aparecido Alves, coordenador Regional Sul II da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que veio de Toledo, especialmente para esta formação. Merece destaque a motivação do Pe. Vagner a todo momento, lembrando que "se o coração não arde, os pés não partem".

No programação do encontro, foram apresentados a história e o trabalho das Pontifícias Obras Missionárias (POM) que tem como objetivos: despertar e aprofundar a consciência missionária do povo de Deus; estimular as igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo; conscientizar o cristão sobre a vida e necessidade da missão universal. A metodologia dos 12 passos da implantação e as 4 áreas integradas: o ver (a realidade), o julgar (a espiritualidade missionária), o agir (compromisso missionário), o celebrar (vida de grupo) foram uns dos principais temas abordados. Todos os conteúdos foram apresentados de maneira dinâmica com muitas atividades em grupo, músicas e oração. Um dos temas que mais motivou e despertou o interesse e curiosidade foi a mística do cofrinho: “as crianças e os adolescentes comprometem-se a repartir seus bens com os que nada tem mesmo à custa de sacrifícios”. Outros temas foram abordados e desenvolvidos durante os três dias de formação: Carisma da IAM, padroeiros, fundadores e símbolos, espiritualidade missionária, perfil do(a) assessor(a) da IAM e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A missionária Elzira Riva, que recentemente estava em missão na África, Guiné Bissau, compartilhou sua experiência e testemunho: “Fazer missão em terras estranhas foi a experiência mais incrível que já vivi. Deus me ensinou em missão á Guiné Bissau, África, povo acolhedor, alegre e solidário, apesar de todas as dificuldades em que vivem. A presença e ação de Deus é percebida em todo lugar e em todo momento. Uma das ações missionárias que vivi lá, foi uma criança que havia recebido alta do hospital, por não ter mais solução para seu problema, fui até a casa da família, ensinei fazer o soro caseiro e papinha de legumes, e a criança se recuperou. Em agradecimento, recebi o sobrenome da família, como tradicionalmente fazem. Como não sentir a mão de Deus agindo nessa criança. Obrigada Deus, por esse presente.”

A coordenadora diocesana da IAM Viviane Damascena relata que “durante esses meses que pensamos e preparamos o I encontro do EFAIM, juntamente com Pe. Emerson e Pe. Vagner, olhamos em todos os momentos o exemplo de Jesus Cristo. Aquele que caminhou, cuidou e curou. Mas acima de tudo aquele que se encontrou com seu povo. O encontro é o ponto fundamental de toda obra missionária. Nesse final de semana nos encontramos e nos preparamos para ir ao encontro dos pequenos”.

Pe. Emerson destaca que “este ano 2022, estamos celebrando o Ano Jubilar Missionário, realizando diversas celebrações. Por ocasião do Ano Jubilar o COMIDI se alegra em poder retomar a caminhada da Infância e Adolescência Missionária, por isso queremos animar as paróquias, as comunidades, aos padres aos leigos, as religiosas, aos seminaristas, que incentivem as crianças e adolescentes a ingressarem nos grupos da infância e adolescência missionária.”

A espiritualidade missionária esteve presente em todos os momentos. Ao final do encontro os grupos foram reunidos para uma avaliação, e roda de conversa sobre os temas abordados.

O I EFAIAM foi concluído com a missa de envio, com a entrega das cruzes e certificado. “De todas as crianças do mundo, sempre amigos”, que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier intercedam por essa obra em nossa diocese.

CONSELHO MISSIONÁRIO DIOCESANO (COMIDI)