02 JUN 2022 - No dia 19 de maio a Infância e Adolescência Missionária comemorou os seus 179 anos de história. Na Diocese de São José dos Pinhais, a comemoração foi realizada no dia 29 de maio na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Fazenda Rio Grande.

O pároco Pe. Jaime Schmitz e o casal de assessores e coordenadores desse subsetor, Márcia Aparecida Ferreira Pereira e Edivaldo Fabiano Pereira, receberam os participantes com uma bela festa, animados com a família e comunidade, apresentaram o carisma missionário através da acolhida e exemplos de fé e perseverança.

Estiveram reunidos assessores e crianças de diversas paróquias da diocese. O assessor diocesano da IAM, Pe. Emerson da Silva Lipinski, destacou que neste dia “as crianças trouxeram o fruto de seu sacrifício as moedinhas recolhidas em seus cofrinhos que foram trazidas no ofertório no momento da Santa missa, nos relembrando do compromisso de sacrifício da IAM, uma Ave Maria por dia e uma moedinha por mês”. Este ano a oferta missionária das crianças será destinada para Oceania pelas Pontifícias Obras Missionárias.

A juventude missionária também participou do evento e trouxe a sua corrente solidária fruto de seus sacrifícios e de suas obras missionárias. A oferta da juventude será destinada para a propagação da obra da fé e terá como destino este ano o continente africano e o país da Angola.

Durante a celebração foi realizada a consagração de diversas crianças da obra da santa infância. As mesmas, receberam o lenço da Infância Missionária com o boton, insígnias de pertença a obra da santa infância.

Estiveram presentes na celebração os missionários Percio Pereira Vitoria e a sua esposa Márcia do Rocio Pereira Vitoria País, da Arquidiocese de Curitiba, que estavam em missão em Guiné Bissau na cidade de Quebo, que testemunharam o aprendizado e as vivências.

A secretária Nacional da IAM, Ir. Antonia Vania Alves de Sousa, enfatiza que a “Missão da Infância e Adolescência realiza-se com pequenos gestos concretos de amor ao próximo, por meio de atitudes fraternas, em todos os lugares, no lazer, nos estudos, na oração, na contemplação do Rosto de Deus que é refletido no rosto dos irmãos de perto e distantes. Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes.”

A coordenadora diocesana da IAM, Viviane Damasceno, registrou que Celebrar a 10° Jornada Nacional da IAM foi um momento muito especial, um resgate da IAM nas paróquias. “O terreno foi preparado e a semente lançada através do EFAIM, agora na jornada começamos a ver os frutos. Gratidão a todos os assessores e crianças presentes, mas também agradeço aos nossos Párocos que incansavelmente estão caminhando conosco Pe. Emerson Lipinski (Assessor do COMIDI e IAM) e Pe. Jaime Schmitz que nos acolheu nessa jornada em sua Paróquia”.

Padre Emerson Lipinski relata que o evento mostra a esperança da igreja Diocesana ao celebrarmos o 179 anos da infância missionária e vermos o rosto de crianças comprometidas com o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. “A Infância e Adolescência Missionária forma crianças discípulas missionárias de nosso Senhor Jesus Cristo, em uma igreja comprometida com o próximo”.

E de todas as crianças e adolescentes do mundo sempre amigos!!

Coordenação Diocesana da IAM