04 JUN 2022 -  No dia 31 de maio aconteceu a Escuta Sinodal com os colaboradores da Cúria Diocesana, sendo conduzida por Pe. André Marnilicz, membro da Comissão Sinodal Diocesana.

Foi desenvolvida a reflexão da questão central do Sínodo, sobre como o caminhar junto acontece na diocese e os passos que o Espírito Santo convida a serem dados para o crescimento do caminhar junto. Outro tema abordado foi a questão da formação, pois a sinodalidade implica em receptividade à mudança e aprendizagem contínua.

O coordenador da Ação Evangelizadora, Pe. João Maria Rodrigues Stech lembrou que o percurso sinodal é “um novo jeito de ser Igreja, que busca a unidade e a vivência da atitude orante”.

Pe. Aleixo Wardzinski de Souza, ecônomo, mencionou sobre a importância do momento de escuta na Cúria Diocesana, pois é “a partir da Cúria que muitos processos, serviços, materiais são organizados para que cheguem nas comunidades”.

O bispo diocesano Dom Celso Antônio Marchiori falou sobre sua experiência em percorrer os setores e subsetores da diocese, destacou a importância do exercício de escuta, pois “está sendo possível ouvir pessoas que muitas vezes nem participam das reuniões e encontros, estamos aprendendo a escutar um pouco mais o que o outro tem a dizer”.

A síntese que foi organizada a partir das colocações de cada colaborador será enviada à Comissão Sinodal Diocesana e fará parte da Síntese Diocesana.