22 JUNHO 2022 - Na data de 10,11 e 12 de junho de 2022 em Guarapuava, na casa de formação N.Sra. de Guadalupe aconteceu a assembleia avaliativa diocesana da pastoral da pessoa idosa.

O encontro reuniu os coordenadores estaduais do Paraná do regional sul 2 da CNBB. A diocese de São José dos Pinhais estava representada através da coordenadora Jovana G. Lobo Pallú. O tema central da assembléia foi embasada na 2ª jornada dos avós e idosos indicada pelo Papa Francisco para este ano, sobre o salmo 92, 15 onde diz “na velhice continuarão dando frutos”.

Os dias de programação seguiram com espiritualidades elaborados em 4 momentos pelas províncias diocesanas, celebração de missa com o pároco local o padre Carlos e o diácono Luiz Freitag da diocese de Ponta Grossa, palestra com o Dr. Abraão José Melhem Junior sobre a importância de atividade físicas para os idosos, avaliações e exposições das atividades desenvolvidas nas dioceses e suas equipes de líderes durante a pandemia, traçando metas para o próximo ano, dinâmicas para serem aplicadas com as paróquias e líderes nas dioceses, datas celebrativas e comemorativas para a PPI.

Tivemos ainda a participação em uma vídeo-chamada do Arcebispo Dom Peruzzo, presidente da PPI que fez uma reflexão sobre o salmo 92,15, pois o tema central desta assembléia nos propõe que mesmo na velhice pode-se viver um tempo de plenitude e serenidade, consciente de ter vivido a missão que o Senhor lhes confiou.

A velhice não é um tempo inútil, pois existe o legado da sabedoria, da ternura dos dons à família e a comunidade, uma herança do bem que foi feito e semeado. E a PPI  está presente reconhecendo e enaltecendo a maravilha desta obra criadora. Que continuemos distribuindo carinho, dignidade e manutenção de seus direitos a uma vida de benção.

Jovana Lobo Pallu