05 JULHO 2022 - Nos dias 01, 02 e 03 de julho, foi realizado em Londrina o Seminário da 6ª Semana Social Brasileira com o tema: "Mutirão pela vida: por teto, terra e trabalho". A diocese esteve representada por Nilson Vieira da Costa e Dalton Luiz Gandin.

Na manhã de sábado Dom Jeremias acolheu os delegados do encontro vindos de várias dioceses do Estado do Paraná. Dom Jeremias reafirmou que a SSB está em sintonia com a CNBB, e reforçou dando dicas de documentos e instrumentos para serem utilizados no processo de leitura e evangelização, tais como:

• Cartilha de Orientação Política 2022.
  • Material "coleção Mutirão de Formação":

Caderno 1 - Mutirão por Democracia: Transformações Sociopolíticas e Participação Social
Caderno 2 - Mutirão por Economia: Alternativa ao Modelo Econômico
Caderno 3- Mutirão por Soberania: Autonomia Democrática e Desenvolvimento Territorial
Caderno 4- Mutirão por terra, teto e trabalho: território, direitos sociais e cidadania.
Caderno 5- Ecologia Integral: O sagrado e o bem viver dos povos

•  Carta ao povo de Deus

Outros materiais que podem ser encontrado no site CNBB. Em seguida o Jardel apresentou a história da SSB que iniciou em 1991 a partir da celebração
dos 100 anos da “Encíclica Rerum Navarum”, promulgada pelo papa Leão XIII em 15/5/1891, e lembrando também o papa São João Paulo II, com a promulgação da encíclica” Laborem Exercens ".

Destacou que a Semana Social Brasileira é um processo que articula diversas ações e movimentos. Vários movimentos surgiram a partir da semana social. Em 1995 nasceu o grito dos excluídos com o tema: que independência que temos, plebiscito da ALCA, plebiscito sobre a dívida pública...

A 6ª SSB surgiu em 2019 na 57ª Assembleia da CNBB em Aparecida, quando foi aprovadas as Diretrizes de Ação Evangelizadora (2019-2023) em diálogos com os movimentos sociais do campo e da cidade, organizações da Sociedade Civil, Igrejas cristãs, Povos indígenas e Comunidades Tradicionais.

Dentro do contexto brasileiro o papa Francisco chama para sermos uma Igreja em saída. Ele quer uma igreja que vá às periferias existenciais e sociais, ao encontro dos empobrecidos/as, para dialogar, aprender, reaprender e atuar conjuntamente na defesa da vida e da dignidade dos povos e da Mãe-Terra.

Destacamos que o tema da 6ª SSB é "Mutirão pela vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Iniciou no 1º Encontro Mundial de Diálogo com os Movimentos Populares, em outubro de 2014, em Roma, convocado pelo para Francisco, que afirmou em seu discurso: "nenhuma família sem teto; nenhum camponês sem terra; nenhum trabalhador sem Direitos".

O mutirão é o eixo metodológico do 6ª Mutirão de solidariedade, de poesias de formações, de participação social, de combate à fome que dialoguem com os eixos estruturais da 6ªSSB: SOBERANIA, DEMOCRACIA E ECONOMIA.

A reflexão sobre os temas proposta pela SSB e a cartilha de orientação Política 2022, tem como proposta de que sejam estudados nas dioceses através de grupos de conversas para levar as comunidades ao conhecimento dos temas que são relevantes no momento atual.

O padre Leomar Antônio da arquidiocese de Maringá fez duas reflexões sobre as Pastorais Sociais e a cartilha Eleição 2022. A meta da Pastoral Social é tornar o Reino de Deus visível em nós e na sociedade através da experiência de Deus. Essa experiência acontece através da conversão. O modelo é Jesus Cristo.
“A missão da Igreja não se limita a salvar almas, como nos dizem os Papas São João Paulo II e o Papa Francisco: a tarefa da evangelização implica e exige uma promoção integral de cada ser humano”.

Já não se pode afirmar que a religião deve limitar-se ao âmbito privado e humano e serve apenas para preparar almas para o céu. Sabemos que Deus deseja a felicidade dos seus filhos também nesta terra, embora estejam chamados à plenitude eterna, porque Ele criou todas as coisas para nosso usufruto para que
todos possam usufruir delas. Por isso, a conversão cristã exige rever especialmente tudo o que diz respeito à ordem social e consecução do bem comum.

Precisamos atuar de maneira fraterna para suprir as necessidades básicas do ser humano. Precisamos atuar para eliminar as causas que levam a maioria das pessoas a uma situação de miséria e extrema pobreza. E a solução dos problemas da maioria da população passa pela política. Por isso é preciso encantar a política. (Confira: Cartilha de Orientação Política 2022 - www.cnbbs2.org.br)

A humanidades vive diante de dois iminentes perigos:
1) a terceira guerra mundial, que pode exterminar a maioria da população na face da terra;
2) o aquecimento global, as tragédias no meio ambiente que podem ampliar cada vez mais se nós não procurarmos reverter essa situação. Portanto é importante que todos se empenham para tornar esse mundo melhor . Continuar lutando e fazendo acontecer a missão de Jesus . "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância".

Texto e foto: Nilson Vieira da Costa