24 JULHO 2022 - Entre os dias 22 e 24 de julho aconteceu o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM).

 

Com o tema: "Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão", o encontro aconteceu na modalidade híbrida: presencial, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP) e virtual, através da plataforma Zoom. Participaram ao todo, mais de 500 pessoas: cerca de 250 no presencial e mais de 300 on-line. 

Do Paraná, 38 pessoas participaram presencialmente e 15 na modalidade virtual. O coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, Marcos Roberto Swieck Fernandes, representou a diocese de São José dos Pinhais em Itaici. 

Durante os três dias muitos assuntos foram tratados a partir do tema da "Comunicação e Sinodalidade". As conferências foram conduzidas por vários especialistas no assunto: Pe. Sérgio Leal da Diocese de Porto, Portugal; Pe. Aquino Júnior, da diocese de Limoeiro do Norte; Irmã Teresinha Mendonça Del'Acqua, Franciscana de Maria Imaculada; Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; e Irmã Maria Nilza. 

Foi definido e lançado o 13º Mutirão de Comunicação 2023, que será realizado na cidade de João Pessoa (PB), entre os dias 13 a 16 de julho com o tema: "Comunicar para a cultura do encontro".

Destaque para os finalistas da 54ª Edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Os finalistas foram divulgados durante o encontro. A diocese de São José dos Pinhais está represenado por dois finalistas. Na categoria Dissertações o finalista é Marcio José Pelinski, e na categoria Pascom, Karina de Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu. Os finalistas irão participar da cerimônia de premiação no dia 20 de novembro e será transmitida pelas emissoras de TV  de inspiração católica.

O encontro encerrou-se com a Santa Missa de envio presidida por Dom Joaquim Mol e concelebrada pelos bispos, padres e diáconos presentes. 

 

Fotos e texto: com contribuição de Marcos Roberto e Karina de Carvalho