29 JULHO 2022 - O assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. João Batista, apresenta o subsidio da primeira jornada regional de oração pelas vocações. Confira:

PASTORAL VOCACIONAL

Em 2022, o tema escolhido para o mês vocacional é: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18). Os apóstolos foram testemunhas oculares da Ressurreição do Senhor puderam afirmar com toda certeza, Cristo Vive. A missão dos apóstolos está declarada no mandato que Cristo deu a todos eles: “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins do mundo” (At 1,8). O propósito da Igreja primitiva era testemunhar o Cristo Ressuscitado. Em um sentido especial, essa foi a tarefa dos doze, que tinham convivido com Jesus durante seu ministério na terra e o viram ressuscitar dentre os mortos. Assim como Maria Madalena, no domingo da Páscoa converte-se na primeira testemunha da Ressurreição. Jesus a faz missionária (Jo 20,18). Deve ir aos irmãos e comunicar-lhes sua experiência de fé: que viu o Senhor Ressuscitado.

Movidos pelo dinamismo do Espírito Santo, nestes tempos que a Igreja propõe o caminho da sinodalidade, caminho de comunhão, escuta e conversão, para que todos os integrantes das nossas pastorais e movimentos, possam colaborar na implantação do Reino de Deus. A Pastoral Vocacional e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) corrobora para que este caminhar seja frutuoso em todas as nossas paróquias. Oxalá, que o desejo do Papa Francisco possa ecoar em todas as comunidades: “a sinodalidade, o caminhar junto, é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios” (Papa Francisco, 08/05/2022).

JORNADA REGIONAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES

Em sintonia com as palavras do nosso Papa, a Igreja do Paraná reafirma o compromisso de rezar por todas as vocações. Conforme as palavras do nosso bispo referencial para a Pastoral Vocacional e o SAV do Paraná Dom Sergio de Deus Borges (Bispo de Foz do Iguaçu – PR): “Fazer o caminho juntos inclui rezar juntos e contemplar os mistérios da vida do Senhor e de sua santa Mãe e Mãe dos Vocacionados, a Virgem Maria. É o Senhor quem chama e a Ele devemos levantar o olhar para agradecer a resposta pronta e generosa de tantos vocacionados que assumem decididamente o seu chamado e vivem o seu cotidiano fazendo de sua vida uma missão”.

Com esse propósito de rezar juntos, foi elaborado o subsídio da Primeira Jornada Regional de orações pelas vocações. É preciso que todas as comunidades pastorais e movimentos estejam envolvidos, neste compromisso de rezar o Terço Vocacional, durante o mês de agosto. Para facilitar a dinâmica, em cada semana poderá rezar pelas vocações:

Primeiro Domingo: vocações sacerdotais – dia do padre.
Segundo Domingo: vocação familiar – dia dos pais.
Terceiro Domingo: vocações religiosas – dia da vida consagrada e religiosa.
Quarto Domingo: – vocações leigas – dia dos ministérios leigos.
Assim, poderá rezar de acordo com a proposta da Primeira Jornada Regional de Orações. Mistérios Gozosos pelas famílias; Mistérios Dolorosos vida consagrada; Mistérios Gloriosos leigos e missionários; Mistérios Luminosos ministros ordenados e seminaristas. A Pastoral Vocacional e a Ação Evangelizadora irão disponibilizar através das mídias o material para todas as paróquias.

COLETA VOCACIONAL

É de suma importância que a vida de oração e ação possam caminhar juntas, com este propósito recordamos a todos os párocos e administradores paroquiais para a importância da motivação, em prol da coleta vocacional, que sempre é realizada no último final de semana do mês de agosto, neste ano dias 27 e 28 de agosto.

“Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas últimas obras, que excedem as primeiras” (Ap 2,19). Que a Virgem Maria Mãe da Igreja e São José nosso padroeiro interceda por todos.

Pe. João Batista de Oliveira
Assessor Diocesano da Pastoral Vocacional

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KNnhxWWzl1Y

Link do subsídio para a JORNADA REGIONAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES: https://bit.ly/3Q8rfa4