02 AGOSTO 2022 - No último sábado (30) realizou-se nos oito subsetores da diocese, um encontro de reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã.

Este momento foi planejado e conduzido pelas equipes diocesanas da Animação Bíblico-Catequética, da Pastoral do Batismo e da Pastoral Familiar.

O contexto da realização deste momento surgiu no dia 26 de maio, quando as coordenações diocesanas das pastorais citadas, estiveram reunidas para tratar do projeto sobre o ministério de catequista. Nesta reunião foi assumida uma primeira ação conjunta entre as três coordenações, a realização de um Encontro em âmbito subsetorial, com o objetivo de iniciar uma reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã.
Participaram no total 158 coordenadores.

“O que experimentamos, é um verdadeiro kairós, tempo da graça, pois, nos encontros dos subsetores da diocese, aconteceu a integração de três frentes pastorais: Familiar, do Batismo e da Catequese, em vista da Iniciação à Vida Cristã. Houve escuta, diálogo e um sentimento forte da necessidade de encontros periódico que levem à articulação destas forças, ou seja, dos serviços destas pastorais. A Igreja é a casa da Iniciação à Vida Cristã. A Iniciação à Vida Cristã é o eixo central e unificador de toda ação evangelizadora e pastoral. É dentro desse ambiente que a Igreja mãe gera filhos para a fé. A Pastoral do Batismo, por meio de seu itinerário de inspiração catecumenal necessita do empenho da comunidade eclesial no anúncio, na formação, nas celebrações e na inserção dos novos membros em seu meio. A acolhida, o acompanhamento e o suporte dos pais, padrinhos e da criança dependem de todas as forças da comunidade. As três pastorais que se encontraram nos subsetores, articuladas, desafiam as demais pastorais e movimentos no serviço da Iniciação à Vida Cristã.” (Pe. Simão Valenga - Assessor da Pastoral do Batismo.)

“O Encontro foi muito proveitoso. Oportunidade em que os coordenadores(as) paroquiais das pastorais, puderam expressar e dividir suas dúvidas e anseios. Testemunharam, que suas preocupações com a evangelização das famílias, são as mesmas. Na Pastoral Familiar, já sentimos a muito a necessidade desse caminho de inspiração catecumenal. De uma preparação “remota” para o matrimônio, que envolva toda a família e a comunidade, com um acompanhamento contínuo, antes e depois do Rito Sacramental. A família como Igreja Doméstica, os primeiros catequistas e a comunidade como a grande evangelizadora Temos um longo caminho a percorrer, mas devemos desde já, aproveitar todas as oportunidades em que as famílias estejam reunidas, e fazer dele um momento de catequese permanente, seja nas Celebrações Eucarísticas, na Celebração do Batismo, na Celebração do Matrimônio e nas Exéquias.” (Diác. Lourival Goll - Assessor Diocesano da Pastoral Familiar)

“A reflexão e a partilha sobre a Iniciação à Vida Cristã nos ajudou a descobrir caminhos e assumir compromissos de escuta, de diálogo entre as pastorais. A Iniciação à Vida Cristã é um processo desafiador, e que precisa ser encarado com decisão, com coragem e criatividade. E, se pensada como processo consciente de evangelização, irá formar verdadeiros discípulos missionários de Jesus.” (Silvinha Maria Teixeira – Coordenadora da catequese do Subsetor Araucária)

“Foi um encontro muito positivo, com muita conversa e muita vontade de falar sobre a Iniciação Cristã, as dificuldades e a sua beleza no seio da Igreja, dentro da característica de cada Pastoral presente, foi um tempo muito produtivo.” (Adailton Rogério de Oliveira – Coordenador da Pastoral do Batismo do Subsetor Agudos do Sul)

“Momento importante de reflexões e decisões. Como sentimento principal deste encontro, refletido na partilha de todos os presentes, foi a retomada de uma Igreja formada por ações realizadas em comunhão. Assumimos: como compromissos: participação em conjunto da Semana da Família em agosto e da Semana da Vida em outubro; Participação em conjunto da Quarta Semana da Catequese em agosto; Divulgar o documento 107 da CNBB e estudar o mesmo para poder implementa-lo.” (Adriane Dallabona – coordenadora da Pastoral Familiar no subsetor Lapa).

Subsetor Agudos do Sul

Subsetor Araucária