25 AGOSTO 2022 - O Encontro Regional de Presbíteros acontece dos dias 22 a 26 de agosto, na cidade de Umuarama (PR).

Teve início no final da tarde dessa segunda-feira, 22 de agosto, no Centro Diocesano de Formação, em Umuarama (PR), o “Encontro Regional de Presbíteros”, promovido pela Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP/PR).

O encontro, que vai até a manhã de sexta-feira, 26 de agosto, tem por tema: “Perspectivas para o presbítero na sociedade do cansaço”, e é assessorado pelo bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo Hoeppers. Participam cerca de 170 padres, vindos de diversas dioceses do Paraná.

A missa de abertura do encontro foi presidida por dom Ricardo, ladeado pelo presidente da CRP/PR, padre Emerson Lipinski, e pelo vice-presidente da CRP/PR, padre Silvio Cesar Pereira.

Em sua homilia, o bispo disse ser muito significativo o fato do encontro ter início no dia da solenidade de Nossa Senhora Rainha. “Ao recordar Maria, nós nos sentimos mais família. Então, foi providencial iniciarmos esse encontro com Nossa Senhora. Ela nos agrega, ela nos coloca mais próximos, ela nos torna mais ternos, ela quebra um pouco a nossa frieza. A presença de Maria nos coloca no eixo, porque só celebramos Maria graças ao mistério da encarnação, morte e ressurreição. Maria nos centraliza em Cristo”.

Após a missa e o jantar, os padres reuniram-se no auditório para a abertura oficial do encontro. O bispo de Umuarama (PR), dom João Mamede Filho, foi convidado a compor a mesa com dom Ricardo e os padres da presidência da CRP/PR. Dom João acolheu a todos os participantes manifestando a alegria de sua diocese sediar um evento dessa magnitude.

Padre Emerson recordou os dois últimos anos, nos quais não foram possíveis realizar encontros presenciais e nos quais alguns padres faleceram vítimas da Covid-19. E, segundo ele, 2022 tem sido um ano de esperança, quando os padres voltam a poder se encontrar. “O encontro regional vem sendo, para os presbíteros do Paraná, um momento forte de reflexão, de encontro e decisões. Para nós, realizarmos o ERP é um momento de júbilo, é um momento forte da caminhada presbiteral da Igreja do Paraná”, disse padre Emerson.

A presidência da CRP/PR acolheu todos os padres presentes, apresentando cada coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral e pedindo que os padres de cada diocese ficassem em pé.

Na manhã dessa terça-feira, os padres iniciaram o encontro com a oração das Laudes. Em seguida, teve início a primeira conferência de dom Ricardo. As atividades do dia encerraram-se com a missa, que foi presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, ladeado por dom Ricardo e padre Emerson.

(Texto e fotos: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)