31 AGOSTO 2022 - Neste mês da Bíblia, confira o artigo do Prof. Márcio José Pelinski, Mestre em Teologia e da Profa. Cristiane Ramos Lieuthier, sobre o livro de Josué.

Há 51 anos a Igreja Católica no Brasil (CNBB) elegeu setembro como Mês da Bíblia, em homenagem ao patrono das Sagradas Escrituras, São Jerônimo (comemorado em 30/09 – Dia da Bíblia Católica).

Este mês temático, apresenta um objetivo pastoral: propagar e aprofundar os escritos bíblicos junto das comunidades cristãs brasileiras. A animação bíblica das comunidades ocorre por meio da escolha de um livro anual para estudo, alternadamente entre os livros do Antigo e Novo Testamentos. Para este ano de 2022, o livro escolhido foi o de Josué: o sexto livro presente na ordem do Antigo Testamento.

O pesquisador Pe. Antônio Frizzo, registra na introdução de Josué da Bíblia Nova Pastoral (2014, p. 242), uma proposta de organização dos 24 capítulos do livro:

• Identificação do território e conquistas (capítulos 1-12)
• Distribuição das terras entre as tribos, segundo as necessidades de cada uma (capítulos 13-21)
• Retorno das tribos e solidificação da aliança entre as doze tribos (capítulo 22)
• Discurso de despedida, feito por Josué (capítulo 23)
• Assembleia de Siquém (capítulo 24)

O livro de Josué narra entre outros temas indicados, a passagem da liderança de Moisés, que morre antes de cruzar o rio Jordão (Dt 34). A nova liderança dará continuidade ao projeto de entrada e conquista da Terra Prometida pelas tribos de Israel. Como exemplo desta substituição da missão mosaica e eleição divina para com Josué, pode-se comparar o texto da sua vocação com um texto vocacional do profeta Moisés:

Vocação de Moisés (Êxodo 3,1-5).

“Apascentava Moisés o rebanho de Jetro [...] e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. O Anjo de Iahweh lhe apareceu numa chama de fogo, no meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo [...]. E Deus o chamou do meio da sarça. Disse: ‘Moisés, Moisés!’ Este respondeu: ‘Eis-me aqui’ Ele disse: ‘Não te aproximes, tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que estás é uma terra santa’.”. (BÍBLIA DE JERUSALÉM, 2002)

Vocação de Josué (Josué 5,13a.14b-15).

"Encontrando-se Josué em Jericó, levantou os olhos e viu um homem que se achava diante dele, com uma espada desembainhada na mão. [...] Josué prostrou-se com o rosto em terra, adorou-o e disse-lhe: ‘Que tens a dizer o meu Senhor a seu servo?’ O chefe do exército de Iahweh respondeu a Josué: ‘Descalça as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que pisas é santo’. E assim fez Josué”. (BÍBLIA DE JERUSALÉM, 2002)

Como visto nas passagens bíblicas, o livro de Josué fideliza legitimamente Josué como sucessor de Moisés, pois da mesma forma que a missão de líder de Moisés foi iniciada pela manifestação de Deus na sarça ardente, também Josué, como novo Moisés experimenta uma revelação teofânica (quando Deus se manifesta com sinais da natureza = trovões, fogo, vento, etc.).

Segundo o biblista Fr. Vicente Artuso, tais relatos vocacionais tem a “intenção de exaltar Josué como digno sucessor de Moisés, pois assim como o anjo do Senhor apareceu Moisés na sarça ardente, no Livro de Josué surge o ‘chefe do exército de Iahweh’ [...] ante o qual Josué se prostra em adoração [...]. Essa aparição reforça a missão de Josué” e “a narrativa da queda de Jericó começa com uma linguagem de teofania” (cf. ARTUSO, 2018, p. 160 -161). Além da vocação de Josué, o livro traz a vocação de uma mulher estrangeira (Js 2,1-24) que colabora com o povo (Raab) e que será mencionada na genealogia de Jesus e em outros textos do Novo Testamento como exemplo de fé (Mt 1,5; Hb 11,31; Tg 2,25), demonstrando o quanto Deus escolhe aquilo que nem sempre é lógico na visão humana.

No aspecto literário, o Livro de Josué apresenta dificuldades de interpretação, pelo leitor, sobretudo por conta dos vários relatos de violência e de “guerras santas”. Para uma melhor compreensão, faz-se necessária uma formação prévia sobre os textos e contextos da obra.

Com este intuito, indicamos algumas publicações recentes que auxiliarão no estudo deste livro desafiador e encantador:

• ARTUSO, Vicente. Pentateuco e Livros Históricos. Editora Intersaberes, 2018.
  • CENTRO BÍBLICO VERBO. Terra de Deus, terra de irmãos – entendendo o Livro de Josué. Paulus, 2022.
  • DIAS, Elizangela Chaves; FERNANDES, Leonardo Agostini. O Cerco de Jericó - análise de Josué 2 e 6. 2022. Paulinas.
  • FRIZZO, Antônio Carlos. Texto-Base Mês da Bíblia 2022 – Livro de Josué. Edições CNBB, 2022.
  • ROSSI, Luiz Alexandre Solano (Org.). Josué, um líder segundo o coração de Deus. Editora Recriar, 2022.
  • SERVIÇO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA (SAB). Mês da Bíblia 2022 – Livro de Josué. Paulinas. 2022.
  • VITÓRIO; LOPES & SILVANO (Orgs.). Livro de Josué “Nós serviremos ao Senhor”. Paulinas, 2022.

Por fim, fiquemos com as palavras atribuídas à Josué no final de seu livro:

“Vocês reconhecerão, com todo o seu coração e com toda a sua alma que não ficou nenhuma palavra sem se cumprir, de todas as boas palavras que Javé, seu Deus, falou a respeito de vocês. Todas se realizaram par vocês, nenhuma falhou”. (Josué 23,14; NOVA PASTORAL).

Que assim, o Mês de Setembro, seja para todos uma oportunidade de contato, estudo e aprofundamento da espiritualidade que brota da Palavra de Deus.

Prof. Márcio José Pelinski - Mestre em Teologia (Exegese e Teologia Bíblica) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Diácono Permanente na Diocese de São José dos Pinhais (PR).

Profa. Cristiane Ramos Lieuthier – Mestranda em Teorias Literárias pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Professora da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Catequista na Arquidiocese de Curitiba (PR).