01 NOV 2022 - No domingo, dia 23 de outubro, a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões.

“A Igreja é missão” foi o tema que animou a Campanha Missionária deste ano. Este tema foi escolhido pelo Papa Francisco para o mês missionário: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). De maneira especial, neste ano, no âmbito internacional celebramos 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos, 100 anos que o Papa Pio XI concedeu as Obras Missionárias em caráter Pontifício e a beatificação de Paulina Jaricot, que há 200 anos fundou a Pontifícia Obra da Propagação da Fé. No âmbito nacional celebramos 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA); 50 anos das Campanhas Missionárias; 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs; 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), 50 anos do Documento de Santarém, 60 anos do CCM e 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O dia mundial das Missões foi criado pelo Papa Pio XI em 1926, para nos lembrar que todo batizado é um missionário de Jesus, e é comemorado em todo mundo no terceiro domingo do mês de outubro.

Na Diocese de São José dos Pinhais, o dia mundial das missões foi celebrado em grande estilo, um encontro especial que ocorreu na Paróquia São Pedro e contou com a participação de vários organismos missionários: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), COMISE, um organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa; Conselho Missionário Paroquial (COMIPA); Conselho Missionário Diocesano (COMIDI); Missionários Bom Pastor; Congregação dos Santos Anjos e representante da missão Ad Gente, um serviço Missionário de evangelização às nações mais pobres e longínquas do mundo.

Com uma programação repleta de informações e testemunho de missionários de todos os organismos e de todas as idades. Contamos com a animação do grupo Negritude Missionária. A comunidade Bom Pastor falou sobre seu trabalho junto aos mais necessitados e marginalizados da sociedade. Um encontro celebrativo, confraternizando com todos os envolvidos nessa igreja em saída, em missão animados pelo assessor diocesano do COMIDI, Pe. Emerson Lipinski.

A missa de encerramento foi celebrada por nosso Bispo Dom Celso Antônio Marchiori, que reafirmou o nosso compromisso com as Missões e as ações da POM (Pontifícias Obras Missionarias). Ao final da celebração tivemos ainda o envio da Cruz Missionária, que irá peregrinar em nossa diocese inspirando e motivando todas as comunidades nos trabalhos, organismos e obras missionárias. Esta peregrinação vai iniciar em Mandirituba. Estiveram presentes ainda o Pe. Edward Fernandes, pároco da Paróquia São Pedro, Pe. Roberto Carlos Gramados Ayapi da Paróquia de São Pedro e Pe. João Maria coordenador da Ação Evangelizadora de nossa Diocese.