11 NOV 2022 -  Pe. Orlando e Pe. Claudemir estão em Roma participando do curso para Reitores e Formadores de Seminários da América Latina.

 

Os Reitores e Formadores participaram nesta quinta-feira (10) da audiência com o Papa Francisco. Depois de deixar o discurso de 12 páginas, Papa Francisco improvisou falando de três coisas: "Proximidade, ternura e misericórdia, as três características do sacerdote".

"Proximidade, porque é triste ter padres à frente de uma paróquia que gritam em alta voz ou que simplesmente vivem de três ou quatro coisas ou não sabem dialogar. Ternura, porque é feio ver sacerdotes incapazes de acariciar uma criança, de beijar um idoso ou que são rígidos para com quem vem pedir perdão na confissão. E sobretudo oração, porque um sacerdote que não reza acaba no aterro", destacou.

O Papa ainda ressalta que é "necessária uma formação de qualidade para aqueles que serão uma presença sacramental do Senhor no meio do seu rebanho" e que "os formadores educam com suas vidas, mais do que com suas palavras". 

 

Colaboração: Vatican News/ Pe. Orlando