29 NOV 2022 - No último sábado, 26 de novembro, aconteceu a Assembleia Vocacional 2022 nas dependências da Capela Sagrados Corações, na Costeira, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Xingu.

Estiveram reunidos representantes de diversas paróquias, movimentos, religiosas, seminaristas, diáconos, padres responsáveis pela formação dos futuros presbíteros da Diocese - Pe. João Batista e Pe. Claudemir.

Na ocasião foram apresentados as propostas e eventos que irão nortear e motivar a vivência do Ano Vocacional em nossa Diocese. O Tema do ano vocacional de 2023 é: VOCACÃO: Graça e Missão. Lema: “Corações ardentes, pés a caminho. O Tema do ano vocacional nos recorda o compromisso vocacional de sermos missionários, que impulsionados pela graça que recebemos no batismo, nos coloquemos em missão. Já o lema nos recorda dos Discípulos de Emaús, que após o peregrinar ao lado de Jesus sentiam os corações arder pela graça da Palavra e da Eucaristia. Que todos os batizados a exemplo dos discípulos de Emaús possamos também anunciar a boa nova. “Vimos o Senhor” (texto base AV2023).

A proposta para que tal anúncio aconteça é a organização de uma Equipe Paroquial, que seja composta por integrantes de todas as Pastorais, assim como está sendo constituída a Equipe Diocesana. “Toda Pastoral é Vocacional, toda formação é Vocacional, e toda espiritualidade é Vocacional (Chv, n 254).

Na assembleia foram entregues o texto base do ano vocacional 2023 aos representantes das Paróquias, movimentos e as irmãs religiosas, que estiveram presentes. Após a formação teve um lanche recreativo e em seguida a Santa Missa.A Missa de encerramento foi presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Celso Antônio Marchiori. Concelebraram os Padres formadores do Seminário Maria Mãe da Igreja, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu, Pe. Emerson Lipinski, Pe. Hélio e os Diáconos Marcio Coutinho e Itamar, com expressiva participação da Comunidade. Na oportunidade foram instituídos os ministérios de leitor aos seminaristas: Osmair, Lourival, João Alex, José Adriano, Kevin e acolitato ao seminarista Rodrigo Victor.

No Final da Missa foram apresentados os futuros seminaristas para o seminário menor de Curitiba. Marlon (Quitandinha), Allan (Guatupê SJP) e Kauan (Mandirituba). E também os futuros Propedeutas: Nicolas e Afonso (Sagrados Corações – Murici), João Marcos (Paróquia São Marcos, SJP), e Eduardo (Quitandinha) que continuará como propedeuta.

Após a benção final, Dom Celso juntamente com toda a Comunidade proclamou a abertura oficial do ano Vocacional de 2023. Pediu o empenho de todos e que todas as Paróquias possam vivenciar todos os acontecimentos, pois a Diocese irá proporcionar gradativamente conteúdos e atividades no decorrer do ano.

Que a Graça do Espírito Santo impulsione a todos os batizados, a se colocarem a caminho do Anúncio do Reino de Deus, neste tempo profícuo de Sinodalidade. Maria, Mãe, Mestra e Discipula Missionária, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.

Pe. João Batista - Reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja e promotor vocacional