SEMINÁRIO / FORMAÇÃO / REGIONAL SUL II CNBB

Texto:  Seminarista Osmair Sandeski  - Diocese de São José dos Pinhais
Fotos: Gabriel Rocha – Assessor de Comunicação da Diocese de Umuarama
Reportagem: Érica Bolonhezi – da Diocese de Umuarama

De 23 a 26 de janeiro de 2023, no Centro Diocesano de Formação da Diocese de Umuarama, Paraná, aconteceu a 42º Assembleia da OSIB do Regional Sul 2 da CNBB, sob o tema: A Dimensão Pastoral-Missionária na Formação Inicial ao Ministério Ordenado. A Assembleia contou com a assessoria do Pe. Leonel Brabo, da Diocese de São José do Rio Preto, SP.

Motivados pela Ratio Fundamentalis “O Dom da Vocação Presbiteral” (2016, nº 119), segundo a qual, “uma vez que a finalidade do seminário é preparar os seminaristas para serem pastores à imagem de Cristo, a formação sacerdotal deverá estar permeada por um espírito pastoral que os torne capazes de ter aquela mesma compaixão, generosidade, amor por todos, especialmente pelos mais pobres, e pronta solicitude pela causa do Reino, que caracterizaram o ministério público do Filho de Deus, e que se podem resumir na caridade pastoral”; e pelas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (doc.110, 229b), na afirmação de que “o seminarista deve preparar-se para ser não apenas um pastor do rebanho que lhe foi confiado, mas um evangelizador, um missionário, alguém que sai de seus espaços eclesiais e vai ao encontro das pessoas onde elas estão, para descobrir os sinais da ação de Deus e anunciar-lhes o Evangelho do Reino, com novo ardor, novos métodos e novas expressões”.

A Assembleia também contemplou em seu cronograma oficinas de trabalho por etapas da Formação, visando a elaboração de um projeto formativo no âmbito da Dimensão Pastoral-Missionária. Houve momento em que os formadores e formandos expressaram os desafios e estratégias de ação para a Dimensão Pastoral-Missionária dos seminaristas.

Na ocasião foram eleitos os membros da nova diretoria:

• Presidente: Pe. Sandro Ferreira, da Arquidiocese de Maringá;
  • Vice-presidente: Pe. Rudinei José Willers, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão;
  • Secretário: Pe. Rodrigo Ferreira dos Santos, da Diocese de Campo Mourão;
  • Tesoureiro: Pe. Claudemir Afonso Caprioli, da arquidiocese de Cascavel.

Também foram escolhidos os membros do Conselho representativo das províncias:

• Curitiba: Pe. José Alir e Pe. Francisco;
  • Cascavel: Pe. Marcos e Pe. Claudemir;
  • Maringá: Pe. Clóvis e Pe. Rodrigo;
  • Londrina: Pe. Ivair e Pe. Alessandro.

Da Diocese de São José dos Pinhais participaram da Assembleia: Pe. João Batista de Oliveira, Reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, e o seminarista Osmair Sandeski, da etapa da configuração.