27 / FEV / 2023

Texto: Osmair Sandeski
Foto: Josiane Rolin de Mourão Rochs

No dia 26 de fevereiro de 2023, na Catedral da Diocese de São José dos Pinhais, aconteceu o envio das comissões paroquiais formadas em vista do Ano Vocacional 2023 do Brasil. Com o Tema: Graça e Missão e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, tendo como texto iluminador a passagem de Emaús do Evangelho de São Lucas, que aprofunda o mistério da vocação de todo batizado. Lembrando dos três aspectos da dinâmica vocacional: o chamado; o permanecer com Jesus Cristo e com a comunidade e o envio.

O evento contou com a participação comissões da maioria das paroquias da Diocese e teve início às 15 horas com o acolhimento e a oração, motivado pelo Pe. João Batista de Oliveira, que enfatizou a importância da continuidade da cultura vocacional. Também destacou as atividades das comissões paroquiais nos ambientes, atitudes e acompanhamento vocacional. Motivou para que as comissões paroquiais participarem do projeto AGENTES DO ANO Vocacional, conforme a proposta da Regional Sul II da Pastoral Vocacional.

Houveram momentos de reflexão sobre as diversas vocações que permeiam o âmbito da Igreja e da sociedade. Entre as reflexões estava a vocação aos ministérios ordenados, que está a serviço de Jesus Cristo na Igreja, para promover a vida humana em sua integralidade e dignidade de filhos e filhas de Deus. A reflexão sobre a vocação à vida consagrada, realizada pela a Ir. Sônia Francisca da Cruz, teve como destaque a importância da vida religiosa e consagrada e sua riqueza de dons. A partilha da vida acontece tendo como norte a vivência, o testemunho e a fidelidade aos votos de obediência, castidade e pobreza. Isso significa olhar para Jesus, presente nos mais necessitados assumindo a radicalidade do batismo, que se dá na doação de vida.

Ir. Hugo Depine, falou sobre a importância do testemunho da vida consagrada e no trabalho indispensável nos diversos âmbitos da sociedade. A doação da vida consagrada se dá pela vivência com fidelidade aos votos professados. Desse modo o verdadeiro amor ao próximo acontece. É o amor que reflete o amor de Cristo, uma atitude de comprometimento com o outro e a exemplo de Cristo deixar-se consumir pelo bem do próximo.

A reflexão sobre a vocação laical foi realizada por Viviane Damasceno, que falou da sua experiência de vida familiar e da sua vocação de leiga que acontece na prática do serviço, nas pastorais e movimentos, nos âmbitos comunitário e paroquial. É a colaboração indispensável de todos os leigos pelo Batismo, para que a missão confiada à Igreja, por Jesus Cristo, chegue a todo povo de Deus e concorra para a santificação e salvação da humanidade.

O encontro culminou com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, que compartilhou o seu testemunho vocacional e o chamado ao sacerdócio. No final da celebração entregou o símbolo do Ano Vocacional às comissões paroquiais que se fizeram presentes.

O Ano Vocacional 2023, sob o impulso do Espírito Santo, quer entusiasmar e despertar a alegria da vocação. Essa graça que é dada gratuitamente por Deus precisa ser anunciada a todos. Somente tendo atitudes vocacional, ou seja, vivendo a vocação de modo autêntico pelo testemunho da fé, poderemos acolher o chamado, reconhecer o Senhor caminha conosco e partir sem demora em missão, em todos os ambientes da comunidade e da sociedade. Em suma o objetivo é promover a cultura vocacional nas comunidades, famílias e sociedade, para que essa promoção transforme esses ambientes em locais favoráveis. É desses ambientes que as vocações despertam. Tomar consciência de que a comunidade é um ventre que nutre as vocações.