01 / MARÇO / 2023

Texto: Karina de Carvalho, com colaboração da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Casvavel

Fotos: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel / Terumi Sakai – Pascom Arquidiocese de Londrina

Depois de três anos sem encontros presenciais, a Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB realizou nesse final de semana, 25 e 26 de fevereiro, o 12º Encontro dos Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pascom, na cidade de Cascavel (PR). O último evento presencial da Pascom no Paraná aconteceu em Londrina, nos dias 6 a 8 de março de 2020, quando todos estavam apreensivos recebendo as primeiras informações sobre casos confirmados da Covid-19 no Brasil. Em 2022, o 11º encontro aconteceu de forma remota e contou com a participação de 40 pessoas.

Com cerca de 60 pessoas, esse 12º encontro, pela primeira vez, teve representação de coordenadores, assessores e membros da Pascom de todas as 18 arqui/dioceses do Paraná. O tema central foram os quatro eixos da Pascom: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.

No sábado, dia 25, os participantes foram recepcionados com o almoço e, logo após, foi realizada a abertura do encontro com um momento de acolhida, oração e prática da Leitura Orante da Palavra de Deus.

Dom Mário Spaki relembrou o último encontro da Pascom, antes da pandemia, e o quanto a pastoral se transformou nos últimos três anos. “É a primeira vez que nos encontramos presencialmente pós-pandemia. Nesse meio tempo, nós saímos transformados como Pascom. Nós entramos de uma forma e saímos de outra. Entramos como uma pastoral supérflua e saímos com muita gente dizendo ‘é necessário cuidarmos da comunicação’. Não podemos acreditar que o virtual fez parte apenas da pandemia, ela é uma realidade presente e ativa”.

“Em muitos momentos, mais do que falar e conduzir pregações e milagres, Jesus silenciou o coração e se recolheu para ouvir a Deus. O comunicador também precisa vivenciar essa experiência. Do que adianta uma foto linda, se ali não se encontra o sagrado?!”, afirmou padre Adilson.

Padre Valdecir Bressani realizou uma palestra sobre o eixo da formação. Além de explanar documentos da Igreja sobre a comunicação, também salientou a importância da Pascom atuar em unidade com as demais pastorais da comunidade. “Olha que lindo, a Pascom levando até a Liturgia, a Catequese e as demais pastorais, cursos formativos como oratória, alinhando a teoria e a prática da comunicação, e os auxiliando a levar com ainda mais ênfase o Evangelho. É isso que precisamos, um trabalho em conjunto”, finalizou.

No domingo, dia 26, após um momento de oração pelas vocações, Anderson Queiroz, coordenador da Pascom na Província de Londrina, partilhou sobre o eixo da articulação. Durante sua fala, passou dicas para que os comunicadores desenvolvam uma linguagem mais assertiva com a comunidade.

Na sequência, Thiago Queiroz, assessor de comunicação da arquidiocese de Londrina e membro da coordenação regional, mostrou a realidade da arquidiocese, os trabalhos que vem sendo realizados e a estruturação da equipe interna e externa da pastoral.

A última conferência foi realizada de forma remota pelo coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tulius, que tratou sobre o eixo da produção. Ele alertou sobre a “importância da Pascom não reduzir o processo pastoral somente no ‘fazer e fazer’, e se esquecer do mais importante, que é o servir para que mais almas sejam impactadas”.

Nova coordenação da Pascom do Regional Sul 2

O último tema do encontro foi a composição da nova coordenação da Pascom no Paraná. Dom Mário Spaki conduziu o momento, fazendo um agradecimento a coordenação atual, composta pelo coordenador Antônio Kayser, pelo vice-coordenador Tiago Queiroz, pela secretária Vanessa Paula Pereira.

Em seguida, dom Mário apresentou a nova coordenação que foi indicada a partir de uma reunião on-line que aconteceu em agosto de 2022. A nova coordenação ficou assim constituída:

Coordenadora: Vanessa de Paula Pereira (Diocese de Guarapuava).

Vice-Coordenador: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina).

Secretária: Neiva Paulucci de Almeida (Diocese de Apucarana).

Após a apresentação, dom Mário pediu que todos se dividissem em grupos, por província eclesiástica, e indicassem uma pessoa para ser o articulador da província. Os indicados foram:

Província de Curitiba: Antônio Kayser
Província de Londrina: Anderson Queiroz
Província de Maringá: Katya Yaeko Suzuki
Província de Cascavel: Eder de Oliveira

O encontro foi finalizado com a santa missa, presidida pelo arcebispo de Cascavel (PR), dom Adelar Baruffi, concelebrada por dom Mário Spaki e pelos demais padres presentes. Em sua homilia, dom Adelar agradeceu a presença de todos na Arquidiocese. “Para nós é uma alegria receber a todos vocês. A comunicação é fundamental na evangelização, o que torna o servir de cada um ainda mais essencial”.

CNBB Sul 2