13 MARÇO 2023

Fotos e texto: CDD - Comissão Diocesana dos Diáconos - Diocese de São José dos Pinhais

O Retiro para os Diáconos Permanentes com suas esposas, da Diocese de São José dos Pinhais, aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de março de 2023, na Casa de Retiro Nossa Senhora do Amparo em Colônia Marcelino, São José dos Pinhais, na Paróquia Ucraniana Católica Santíssima Trindade.

Os diáconos tiveram como assessores: o diácono Miguel Rigoni e sua esposa Rosana, da Arquidiocese de Curitiba. O encontro contou com a presença da maioria dos diáconos com as esposas. Na Sexta-feira a noite o Assessor Eclesiástico dos Diáconos, Pe. Paulo Henrique Sgarabotto, fez a abertura do nosso retiro, falou sobre o múnus diaconal a partir do Concilio Vaticano II: 1º Altar, 2º Palavra e 3º a Caridade. Que a partir do Documento de Aparecida houve uma mudança na sequência do múnus diaconal  - 1º a Palavra, 2º a Caridade e 3º o Altar.

Em seguida o Casal Assessor expôs a estrutura que iriamos trabalhar durante o retiro, com o título "Cheios do Espírito Santo, para servir". No sábado iniciamos o retiro com as Laudes. À tarde tivemos a via Sacra conduzida pelas esposas dos diáconos. A noite tivemos uma dinâmica onde as esposas ficaram com a assessora Rosana em um ambiente, e os diáconos com o diác. Miguel em outro ambiente, onde foi apresentado um vídeo “Estudo de Harvard sobre Felicidade”. Em seguida todos juntos debateram sobre o vídeo apresentado. Após à oração das Completas, no sábado, foi exposto o Santíssimo, e tivemos até as Laudes de domingo uma noite de adoração.

No domingo às 10h00, participamos junto com a comunidade local na Paróquia Santíssima Trindade da Missa no Rito Oriental Bizantino da Igreja Católica Ucraniana. O retiro foi encerrado com o almoço. Foram dois dias intensos de convivência, oração e reflexão.

Peçamos a Deus que possamos comunicar às pessoas que estão próximas de nós, aos que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, fonte de toda graça, Luz para nossa existência, “cheios do Espirito Santo, para servir”.