06 ABRIL 2023

Por Pe. Marcio Adriano Krefer

Fotos: Marcos Roberto Svieck Fernandes

Nesta Quinta-Feira Santa (06) foi celebrada a Santa Missa do Crisma na Catedral de São José, presidida pelo bispo Dom Celso Antônio Marchiori. Conhecida também como Missa dos "Santos Óleos", é a expressão da unidade na Igreja, em que os sacerdotes fazem a renovação das promessas sacerdotais. Todo o povo está representado nesta Missa.

"Este encontro na Santa Missa Crismal é verdadeiramente um encontro sinodal, pois esta assembleia litúrgica significa que caminhamos juntos, participamos de uma mesma igreja  e todos temos a missão de anunciar o Evangelho, de anunciar Jesus Cristo", destacou Dom Celso na homilia.

Na celebração, que tem um rico simbolismo, o bispo abençoa os óleos que serão utilizados no sacramento do batismo para ungir os catecúmenos, bem como para ungir Igrejas e altares.

O óleo dos enfermos para ungir os doentes e aliviar as suas dores. "É sinal da bondade e da ternura de Deus que vem ao nosso encontro para nos restaurar a saúde, o corpo e a alma", disse o bispo.

E o óleo do Santo Crisma, que é a mistura de azeite de oliveira com perfumes vegetais, é o óleo da unção sacerdotal. "Este óleo do Crisma é usado sobretudo no sacramento da confirmação e das ordenações presbiterais e episcopais", explicou.

A Quinta-Feira Santa é o dia da instituição do Sacerdócio e da Sagrada Eucaristia. É o dia por excelência do presbitério e de cada sacerdote, numa expressão clara de comunhão dos presbíteros com o seu bispo e entre si, numa íntima fraternidade.

Dom Celso também se dirigiu aos diáconos. "Vocês diáconos foram fortalecidos com a graça sacramental para servir o povo de Deus presente nesta diocese em comunhão com o bispo e o presbitério. Continuem exercendo os diversos serviços na liturgia, na pregação da Palavra de Deus e sobretudo no exercicio da caridade pastoral. Seu ministério é muito lindo, importante e necessário".

Estavam presentes também alguns diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e o Coral dos Arautos do Evangelho.