05 DE MAIO 2023

REGIONAL SUL II CNBB

Acontece em Apucarana (PR), nos dias 8 a 10 de maio, o encontro dos padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora. O encontro será conduzido pelo bispo de Paranavaí (PR) e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki; e pelo secretário-executivo, padre Valdecir Badzinski; e contará com a presença de um ou mais coordenador da Ação Evangelizadora de cada uma das 18 arqui/dioceses do Paraná e da metropolia e eparquia ucranianas.

Na segunda-feira, 8, estará presente o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz. Às 18h15, ele predirá a missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, ladeado por dom Mário e pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.

Esse é um grupo de padres que está muito próximo aos bispos em suas dioceses. Eles são colaboradores e articuladores na condução da caminhada pastoral em cada diocese. Sendo assim, o encontro possui uma grande importância e traz em pauta assuntos pertinentes à vida pastoral na Igreja do Paraná.

Alguns destaques nos assuntos em pauta: a sinodalidade; a Missão São Paulo VI na Guiné-Bissau, de responsabilidade da Igreja do Paraná; a preparação para a 43ª Assembleia do Povo de Deus, que se realizará em Londrina nos dias 22 a 24 de setembro; as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; o Ano Vocacional; a Pastoral da Ecologia Integral; a Pastoral Litúrgica e a nova tradução do Missal Romano; a Pastoral da Criança, entre outros.

O encontro se concluirá na quarta-feira, dia 10 de maio, com o almoço.