16 JUNHO 2023
Fotos: Andressa Hilario
Texto: Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação

Na quinta-feira (15) no período das 19h30min às 22h, realizou-se o Encontro do Conselho Diocesano de Pastoral no Salão de eventos da Paróquia São Pedro. A condução do encontro esteve a cargo da Comissão do Projeto Reiniciação e da Comissão do Ano Vocacional.

A oração inicial foi conduzida por Ana Caroline de Paula, da Equipe Diocesana da Pastoral Litúrgica e membro da Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação, abordando o momento inicial da passagem bíblica dos discípulos de Emaús, que caminham conversando sobre a VIDA e depois são interpelados a escutar sobre a PALAVRA.

Na sequência o diácono Manoel Pereira da Silva, assessor diocesano da Pastoral Carcerária e membro da Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação, apresentou o objetivo e as etapas do Projeto Reiniciação no âmbito paroquial, promovendo também um diálogo em trios onde as coordenações diocesanos puderam mencionar: Como a pastoral ou movimento pode colaborar no Projeto Reiniciação?

Na dinâmica de ressonância, realizada pelo secretário da Ação Evangelizadora, Léo Marcelo Plantes Machado, foram destacados alguns pontos de atuação das equipes diocesanas das pastorais e dos movimentos.

O tema “O tempo do querigma” foi abordado pelo padre Elves Allano Peronny, assessor diocesano da Pastoral do Dízimo e da Pastoral da Ecologia Integral, inicialmente apresentou o tempo do querigma no catecumenato e depois a necessidade de uma evangelização querigmática e a retomada do querigma para aqueles que são os agentes de evangelização, enfatizou que “quando se pensa a missão da Igreja neste terceiro milênio, se percebe que há um grande número de batizados católicos que não foram evangelizados, bem como um grande número de pessoas que ainda não receberam o anúncio de Jesus Cristo”.

Os encaminhamentos do III UNIAÇÃO, que irá acontecer em 27 de agosto, foram destacados por Joelma Penteado, da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética e membro da Comissão Diocesano do Ano Vocacional, lembrou que o evento está em sintonia com o 3.o Ano Vocacional do Brasil. Tendo como tema: “Vocação: Graça e Missão” e lema: “Corações ardentes, pés a Caminho”. O objetivo geral: Promover um encontro no qual se expresse a unidade e a diversidade dos ministérios no agir da Igreja diocesana de São José dos Pinhais. E os objetivos específicos: Celebrar as ações realizadas em vista do 3.o Ano Vocacional; Cultivar a cultura vocacional na diversidade dos ministérios da vida da Igreja; Acentuar a necessidade da missionariedade da Igreja. Na programação, que iniciará as 13h30min e terminará as 17h, está previsto Momento Orante; Testemunhos em relação ao Tema: “Vocação: Graça e Missão” (Família; Vida Religiosa; Ministério ordenado; catequista) apresentações sobre o lema: “Corações ardentes, pés a Caminho”; encerrando-se com a Missa.

O bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, em sua mensagem as coordenações diocesanas, motivou para que todos possamos bem viver estes importantes momentos da Igreja diocesana, lembrou que “teremos desafios, mas muito mais esperança em fazer juntos este caminho de reencontrar-se com Jesus, promovendo uma cultura vocacional”

O encontro foi finalizado com a celebração que fez memória do sacramento do Batismo recebido, conduzida por Zilda de Fátima Muliki dos Santos, coordenadora diocesana da Pastoral da Educação e membro da Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação . "Quem encontrou verdadeiramente o Cristo não pode retê-lo para si, tem de anunciá-lo" (NMI 40). Como batizados, precisamos dar razões de nossa fé a todos os que a pedirem. Deus nos chama a olhar nossos irmãos e irmãs com o seu olhar, e ouvir os anseios que eles guardam. E como é bom nos sentirmos enviados para esta missão!