23 MARÇO 2024
DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS | COMISSÃO DIOCESANA DOS DIÁCONOS PERMANENTES | INSTITUTO DOM LADISLAU
FOTO E TEXTO: LMPM
Na sexta-feira (22) realizou-se a primeira reunião para tratativas referente a Escola Diaconal da Diocese de São José dos Pinhais.
Para 2024 os vocacionados indicados pelas paróquias farão o tempo propedêutico, sendo acompanhados pelos formadores do Seminário Maria Mãe da Igreja.
A formação acadêmica iniciará em 2025. O vocacionado ao diaconato fará a formação acadêmica de Teologia EAD pela UNINTER, sendo complementada por um Itinerário de encontros presenciais mensais de um dia, além de ações com os familiares, dia de retiro e atuação pastoral.
Os párocos receberam na próxima semana uma carta com todos as orientações para indicação de vocacionados ao diaconato.
A organização da Escola Diaconal será do Instituto Dom Ladislau e a coordenação ficará a cargo da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes (CDD).
Para o nome da escola será realizada uma indicação e votação pelos diáconos permanentes que atuam na diocese.
Na reunião estiveram presentes, Dom Celso Antônio Marchiori, Pe. Paulo Henrique Sgarabotto (Assessor Eclesiástico dos diáconos permanentes), Diác. Nilceu Bim (Coordenador da CDD), Diác. Márcio José Pelinski (Membro da CDD e professor de Teologia Católica da Uninter) e Léo Marcelo Plantes Machado (Diretor do Instituto Dom Ladislau).