29 ABRIL 2024

PASTORAL DO SURDO | AÇÃO EVANGELIZADORA DA DIOCESE

FOTO: DENISE FERREIRA DOS SANTOS

TEXTO: SECRETARIA AED

Na manhã da última sexta-feira (26) o bispo diocesano Dom Celso Antônio Marchiori e a equipe da Ação Evangelizadora receberam a visita do Coordenador Regional da Pastoral do Surdo, Rafael Rodrigues da Cunha; acompanhado da intérprete de LIBRAS, Mariana Maria Gomes da Silva. O objetivo da visita foi refletir sobre a necessidade de um trabalho articulado da Pastoral do Surdo no território da diocese.

O resultado da conversa foi a elaboração de um cronograma para a articulação da Pastoral do Surdo na diocese. Inicialmente será indicada na cidade de São José dos Pinhais uma paróquia, que será um espaço de encontro para a comunidade surda. A partir do segundo semestre acontecerá três momentos com uma Celebração Eucarística seguida de uma conversa formativa com a comunidade surda.

Será realizado um levantamento da realidade na diocese, procurando identificar ações que já são realizadas nas paróquias, pessoas que atuam como intérpretes de LIBRAS nas celebrações e também as demandas de ações para a comunidade surda. Para o levantamento será enviado para as secretarias paroquiais e para alguns coordenadores paroquiais de pastorais um formulário. Após o levantamento será possível identificar outras localidades para que iniciativas de articulação da comunidade surda possam ser viabilizadas.

Para 2025 duas ações importantes, pretende-se no mês de março promover um encontro diocesano de formação para a Pastoral do Surdo e no primeiro semestre a possibilidade da realização de um Curso Básico de LIBRAS, que será coordenado pelo Instituto Dom Ladislau Biernaski, tendo apoio da Pastoral do Surdo Regional quanto a indicação de assessores e colaboração na organização do currículo.