30 ABRIL 2024

PROJETO REINICIAÇÃO | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO: COMISSÃO DIOCESANA DO PROJETO REINICIAÇÃO

FOTOS: PARÓQUIAS

O mês de abril foi marcado pelas diversas visitas que a Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação realizou nas paróquias. Esta ação tem como objetivo refletir junto com o Conselho Missionário Pastoral Paroquial (CMPP) e formadores paroquiais a fundamentação e a metodologia do Projeto Reiniciação.

Para o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. João Maria Rodrigues Stech as visitas “têm sido um amadurecimento do caminho sinodal que vivenciamos nas escutas sinodais em 2022, reunir-se todos juntos, presbíteros, diáconos, religiosos(as) e leigos para refletir sobre o Projeto Reiniciação demostra que já é possível perceber os avanços em um novo modo de nos organizarmos na ação evangelizadora, escutando, refletindo, rezando, aprendendo juntos”.

A comissão destaca o empenho dos formadores paroquiais e membros do CMPP na motivação para participação, preparação dos ambientes e materiais para a visita. Para Léo Marcelo Plantes Machado, secretário da Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação “as propostas do projeto têm encontrado receptividade por parte dos coordenadores das pastorais e movimentos que participam dos encontros promovidos, nos diálogos percebe-se as dificuldades, mas há uma grande disposição em fazer o processo que o itinerário aponta”.

Durante as visitas e realizada uma reflexão sobre os tempos e etapas do catecumenato que é a inspiração para o projeto. Os primeiros cristãos inspirados em práticas antigas e adotadas por outras religiões, elaboraram um processo no qual os novos membros eram iniciados aos mistérios e à vida de fé da comunidade, que recebeu o nome de catecumenato (derivado do grego "katechein", soar de cima) e tinha como objetivo o aprofundamento da fé, como adesão pessoal a Jesus Cristo e a tudo o que Ele revelou. O ponto de partida é o encontro pessoal com Jesus Cristo e o ponto de chegada é a inserção, como discípulo e missionário, no Mistério Pascal de Cristo e na comunidade cristã. Neste processo havia ensinamentos (catequese), práticas litúrgico-rituais e, sobretudo, exercícios de vida cristã e prática evangélica, envolvendo intensamente toda a comunidade; tudo culminava na celebração dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma, Eucaristia).

Conheça um pouco mais do Projeto Reiniciação

Os objetivos do Projeto Reiniciação são: realizar um percurso formativo de inspiração catecumenal e constituir pequenos grupos (12 a15 pessoas) envolvendo os líderes paroquiais, para que reflitam, rezem e vivenciem conteúdos formativos a partir da inspiração catecumenal.

Desde maio de 2023 um grupo de formadores paroquiais, indicados pelas paróquias, participam de encontros presenciais e on-line, tendo uma formação bíblica, querigmática, mistagógica e vivencial, para que possam atuar em suas respectivas paróquias nas orientações e acompanhamento do Projeto Reiniciação.

Nas paróquias acontecerá no segundo semestre (agosto a novembro 2024) um Encontro Paroquial destinado para todos que participam nas pastorais e movimentos. Este encontro será conduzido pelos formadores paroquiais, que terão materiais de apoio organizados pela Comissão Diocesana.

Os participantes farão um percurso formativo de dois anos, a partir de fevereiro de 2025, perpassando de forma adaptada pelos Tempos e Etapas do Catecumenato. Para cada Tempo do Catecumenato será organizado um GUIA do Participante, que terá encontros para pequenos grupos (12 a 15 pessoas). As Etapas do Catecumenato serão realizadas em três Encontros Paroquias (segundo semestre de 2024, setembro de 2025 e setembro de 2026).

06 DE ABRIL - PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - QUATRO BARRAS

27 DE ABRIL - PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO - CATANDUVAS DO SUL

FOTO: ERIKA WIERBITSKI

Conheça o Percurso do Projeto Reiniciação: CLIQUE AQUI

Acompanhe as datas das próximas visitas.

Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz - SJP

10/05 – 19h30min as 22h