03 MAIO 2024
PASTORAL PRESBITERAL
TEXTO E FOTOS: PE. MARCIO ADRIANO KREFER
Entre os dias 24 e 30 de abril, em Aparecida, aconteceu o 19º Encontro Nacional dos Presbíteros com a participação de 453 padres, dois diáconos e alguns bispos, entre eles, Dom Jaime Splender, Arcebispo de Porto Alegre, Presidente da CNBB e do CELAM, Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Presidente da CEMOVI, e Dom Cleocir Bonetti, bispo da diocese de Caçador e referencial para o CNP.
A diocese de São José dos Pinhais foi representada pelo Pe. Marcio Adriano Krefer, coordenador diocesano dos presbíteros e Pe. Orlando Leal.
No Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, os presbíteros participaram de conferências, momentos de espiritualidade, partilhas e confraternização. No primeiro dia o encontro foi assessorado por Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis, RJ. Dom Joel fez uma análise de conjuntura, destacando alguns temas como modernidade, mudança de época, secularização, individuo, pluralidade e mobilidade. Em meio a tudo isso, onde está o presbítero? questionou. E apresentou 3 indicações fecundas para os presbíteros: missão, comunidade e iniciação.
Pe. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, autor de vários livros e artigos, foi o principal assessor do encontro e trabalhou o tema “Presbíteros: testemunhas da Esperança” e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12).
No sábado, Dom Cícero Alves de França, conduziu um dia de retiro destacando o tema da oração. A partir da parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32) falou das 6 características do Pai: humildade, esperança, compaixão, coragem, alegria, sofrimento.
Dom Cleocir Bonetti, bispo de Caçador, Santa Catarina, e referencial do CNP, juntamente com Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, falaram sobre a saúde integram do presbítero.
Outras presenças importantes também estiveram no encontro colaborando em algum momento na formação dos presbíteros. Dom Odilo Pedro Scherer falou sobre o dicastério para o clero. Pe. Zezinho falou sobre a sua missão através da música e como escritor, destacando a busca pelo diálogo, uma marca forte de seu testemunho. Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, testemunhou o milagre de Deus na vida de tantos jovens recuperados das drogas através da escuta, da oração e do perdão.
Abaixo a carta do 19º Encontro Nacional de Presbíteros preparada a todos os presbíteros do Brasil.