03 MAIO 2024

AÇÃO EVANGELIZADORA DA DIOCESE | SEMINÁRIO DIOCESANO MARIA MÃE DA IGREJA

TEXTO: SECRETARIA AED

FOTOS: BRUNO STOMCZESKI HEITKOETTER

Com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão e oração sobre o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2023 - 2025, foi promovido na terça feira (30), no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, um encontro com os seminaristas.

O secretário executivo da Ação Evangelizadora Léo Marcelo P. Machado conduziu o encontro, destacando inicialmente a caminhada histórica da diocese em suas cinco assembleias e quatro planos de pastoral, a reflexão prosseguiu com o tema, lema, objetivos, prioridades e projetos do atual plano.

O reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, Pe. João Batista de Oliveira enfatizou “a importância de momentos formativos com os futuros presbíteros para contextualizar a realidade da diocese e apresentar a atuação de cada segmento da Cúria Diocesana. É preciso entender o conjunto da Igreja Particular para se ter uma visão da atuação ministerial”.

Na partilha das impressões sobre o novo plano os seminaristas apontaram: a importância dos pequenos grupos que se constituem em comunidades eclesiais missionárias, a superação do “sempre foi feito assim” passando para uma ação integrada, a necessidade constante do cuidado com a pessoa, o fortalecimento da dimensão social na diocese, a inspiração catecumenal que gera novos frutos para a Igreja, o movimento que deve ser gerado para que as propostas cheguem em cada comunidade da diocese.