15 MAIO 2024

PASCOM | COMUNICAÇÃO DIOCESANA

TEXTO: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA – COMUNICAÇÃO DIOCESANA

FOTOS: SERGIO NAZAR – PASCOM

Na manhã do último domingo, 12 de maio, foi celebrada a Solenidade da Ascensão do Senhor e o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Guatupê recebeu os comunicadores para a Santa Missa, que foi presidida pelo Padre Marcio Adriano Krefer, pároco desta paróquia, Assessor Eclesiástico para a PASCOM e Coordenador da Comunicação Diocesana. A Celebração Eucarística contou com a presença do coordenador diocesano da PASCOM e membros da pastoral da comunicação das paróquias da diocese.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano é: "Inteligência artificial e a sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana!"

Em sua homilia, Padre Marcio destacou: “O Papa Francisco nos dá essa mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, para despertar em cada um de nós, em todos nós, o despertar do ser humano. Para que não caiamos na hipnose, não caiamos na onipotência, separando-nos da relação social e esquecendo-nos de nossa condição de criaturas humanas. Onde podemos ser levados a cair na tentação de nos tornarmos como Deus, sem Deus, ou seja, querer conquistar tudo com as próprias forças, sem viver as coisas como dom de Deus e sem viver a relação com os outros. Precisamos então cultivar as relações humanas e ver tudo com os olhos de Deus, para que possamos perceber que tudo é dom de Deus, e a comunicação é dom de Deus. A Igreja há muito tempo vem conservando os meios de comunicação como Dom de Deus.”

No final, enfatizou: “Nós também temos que nos tornar o canal de comunicação, onde possamos dizer: ‘Eu sou aquele que vai até o outro’. ‘Ide e anunciai’ (Mt 16, 15).