22 MAIO 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS | ORDENAÇÃO DIACONAL

TEXTO: PE. MARCIO ADRIANO KREFER – COMUNICAÇÃO DIOCESANA

FOTOS: JOSEANE ROLIM DE MOURA ROCHA

No último sábado, 18 de maio, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Negro, Lourival Santos da Silva recebeu o Sacramento de Ordenação Diaconal, pela imposição de mãos do bispo Dom Celso Antônio Marchiori.

A Santa Missa teve a participação de vários padres, diáconos, seminaristas e diversas pessoas da comunidade e de outras comunidades paroquiais onde Lourival realizou trabalho pastoral.

De família nômade, Lourival nasceu no dia 04 de novembro de 1976 na Capital Paulista após sua mãe vir da Bahia. Após seu nascimento voltaram para a Bahia e em 1989 estabeleceram-se novamente no Estado de São Paulo, na cidade de Iporanga. Em 1992 foram para a cidade de Apiaí, São Paulo, e no ano de 1998 na cidade de São José dos Pinhais. Após trabalhar por 18 anos na empresa Faurecia, fornecedor da Renault, Lourival decidiu entrar no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja em 2017 iniciando os estudos de filosofia e teologia.

Diácono Lourival conta como foi o despertar da sua vocação: “Receber a ordenação Diaconal para mim é ver a ação de Deus em minha vida. Na minha juventude, nem sabia rezar direito, quando li a Palavra de Deus pela primeira vez me apaixonei pelos Atos dos Apóstolos e fiz o seguinte pedido: Senhor, não sei se isso acontece hoje no mundo, mas o Senhor sabe. Quero ser um Apóstolo, fazer o que eles fazem”.

Como seminarista, Lourival fez a experiência vocacional passando por cinco paróquias da diocese: Paróquia Cristo Rei, Campo do Tenente – com o Pe. Orlando; Paróquia Senhor Bom Jesus, São José dos Pinhais – com o Pe. Alcione; Paróquia N. Sra. das Dores, Tijucas do Sul – com o Pe. Marcio Adriano; Paróquia N. Sra. Auxiliadora, Piraquara – com o Pe. Jaime e por fim, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rio Negro – com o Pe. Orlando.

Todas as vezes que eu pegava o carro para ir para as comunidades, esse pedido passava pela minha mente e me fortalecia a seguir em frente. Hoje, como diácono minha alma se alegra ao ver que Jesus sempre esteve e está comigo. Peço que o Senhor me ajude a ser fiel e dar o próximo passo!”, conclui.

No final da Santa Missa, Dom Celso Antônio comunicou que por enquanto o diácono Lourival continuará o trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Negro.