27 MAIO 2024

PE. DEOLINO PEDRO BALDISSERA, SDS


Todo ano, na segunda quinta feira após Pentecostes, a Igreja celebra a festa de Corpus Christi! Celebração iniciada em 1246, na diocese de Liége, França, após Santa Juliana ter tido visões sobre a necessidade de uma festa para a celebrar a presença de Cristo na Eucaristia. Mais tarde, em 8 de setembro de 1264, foi instituída pelo Papa Urbano IV para ser celebrada em toda a Igreja.

O que significa para os cristãos a festa de Corpus Christi? É uma manifestação pública da fé na presença real de Cristo na eucaristia. A procissão lembra à passagem bíblica que fala da entrada de Jesus em Jerusalém, em que a multidão estendia ramos e vestes para a passagem de Jesus, saudando-o com o “Bendito o que vem em nome do Senhor”!

Na tradição, de origem portuguesa, aqui no Brasil, se enfeitam as ruas com cenas eucarística, formando verdadeiros “mosaicos” coloridos como expressão de amor e reconhecimento dessa presença misteriosa, mas real de Jesus.

A Igreja celebra a presença de Jesus na Eucaristia como maior dom deixado por Ele. Ao proclamá-lo publicamente nas procissões, a Igreja confessa sua fé na Eucaristia e convida a todos a adorar essa presença.

Para os cristãos, olhar para o ostensório onde se vê um “pedaço” de pão é ver ali em sua fé, a presença misteriosa, real, de Jesus; é confirmar o que se faz em todas as eucaristias, em que se proclama após a consagração: “mistério da fé”.

Na consagração o sacerdote repete as palavras de Jesus na última ceia. Lá Jesus ordenara aos apóstolos que fizessem a mesma coisa que Ele fez naquela ceia derradeira: enquanto comiam, Jesus tomou o pão e tendo pronunciado a benção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo “tomai, isto é o meu corpo”, em seguida tomou o cálice, deu graças entregou-lhes e todos beberam dele Jesus lhes disse: “fazei isto em memória de mim”. Ao celebrarmos assim a memória de Jesus, não só reavivamos nossa fé em sua presença, mas manifestamos também que esse Jesus é o que se encarnou no seio de Maria, se fez gente como nós, morreu e ressuscitou para nos salvar e virá uma segunda vez em sua glória para “julgar os vivos e os mortos”, como proclamamos no credo. Na Eucaristia nós atualizamos o único e eterno sacrifício.

Em Corpus Christi manifestamos publicamente esse mistério de nossa fé. Por isso dobramos os joelhos em adoração diante dEle e testemunhamos e vivemos o que cremos.

Corpus Christi é a expressão usada ao recebermos a comunhão. Em português “Corpo de Cristo”. Ao que respondemos “amém”! esse amém é nossa profissão de fé naquele que recebemos. Será Ele o amém para sempre, nossa esperança e nosso desejo de união permanente. Porque só Ele tem “Palavra de vida eterna” com disse Pedro.

Peregrinos com Jesus caminhamos decididos rumo à nova Jerusalém que desce do céu. Corpus Christi é a festa que reconhece Cristo vivo peregrino entre nós, nos acompanhando até a morada eterna.