28 MAIO 2024

CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL

TEXTO E FOTOS: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA – COMUNICAÇÃO DIOCESANA

Na noite da última quinta-feira, 23 de maio, aconteceu nas dependências da Paróquia São Pedro em São José dos Pinhais o encontro ampliado do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). Participaram do encontro as equipes diocesanas de diversas pastorais, movimentos, associações e organismos. Foram tratados assuntos sobre o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2023-2025 e encaminhamentos para o Ano da Oração 2024.

Após o momento de espiritualidade, os participantes foram separados em grupos, divididos a partir dos 4 projetos do Plano da Ação Evangelizadora da Diocese: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Pastoral; Liturgia e Espiritualidade; Serviço à Vida Plena e Estado Permanente de Missão, para uma conversa através da metodologia da conversação espiritual. Os participantes fizeram uma breve partilha da vivência que tiveram a partir desse momento.

Léo Marcelo Plantes Machado apresentou as propostas para a continuidade do plano e como deverá ser a mobilização das pastorais, bem como apresentou as datas e propostas dos próximos encontros acerca do Plano da Ação Evangelizadora. Padre Celmo Suchek de Lima, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, falou sobre o Jubileu da Esperança – 2025. Papa Francisco declarou o ano de 2024 como o Ano da Oração. Para que isso possa acontecer em nossa diocese, Padre Celmo apresenta ideias para o planejamento diocesano.

Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo Diocesano, ao final do encontro nos deixou uma mensagem: “O Espírito Santo nos inspira, nos motiva, nos leva para frente, só a gente se colocar à disposição. Obrigado pela sua disposição por estar conosco neste projeto da Diocese de São José dos Pinhais”.