18 JUNHO 2024

CONSELHO MISSIONÁRIO DIOCESANO | INFÂNCIA E ADOLECÊNCIA MISSIONÁRIA

TEXTO E FOTOS: ASSESSORES COMIDI E IAM

Aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de junho, no Convento Espírito Santo em Ponta Grossa/PR, o Encontro de Formação e Animação Missionária do Conselho Missionário Provincial De Curitiba – COMIPRO, com o tema e lema do 5º Congresso Missionário de Manaus: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo. “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13-35).

Se fizeram presentes os assessores da diocese de São José dos Pinhais do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI e da Infância e Adolescência Missionária – IAM.

Somos impelidos pelo Espírito Santo a nos colocar sempre em movimento que é uma docilidade, abertura ao Espírito, o protagonista da missão. De fato, é o Espírito Santo que nos insere também como protagonistas inquietos e nunca parados. Pois, a conversão missionária permanece o principal objetivo que deveremos assumir como indivíduos e como comunidade, porque a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja. O anúncio do Evangelho no mundo atual continua a exigir da nossa parte uma resistência profética, como alternativa cultural, diante do individualismo hedonista pagão; resistência perante um sistema que mata, exclui e destrói a dignidade humana; resistência face a uma mentalidade que isola, aliena e limita a vida interior aos próprios interesses, afastando-nos do próximo e de Deus, nos alerta o Papa Francisco em muitas de suas catequeses e exortações.

Conscientes de nossa missão evangelizadora e dando concretude aos compromissos assumidos no 5º Congresso Missionário Nacional que reafirma a relevância e a atualidade do Programa Missionário Nacional (PMN), foram dias de formação, partilhas e animação missionária para nossas lideranças missionárias a partir das nossas prioridades: Formação, animação missionária, missão ad gentes, compromisso profético social, todos fortalecidos e imbuídos da espiritualidade missionária.

Nestes três dias recordamos as falas dos palestrantes do congresso a saber: Ir Zuleica Aparecida Silvano, Pe. Estevão Rascheti, Pe. Zenildo Lima e por Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Tivemos a ilustre companhia do bispo da Diocese de Ponta Grossa do Dom Sérgio Arthur Braschi, no sábado, partilhando seu ser e alegria missionária na sua vida de padre e bispo, fazendo com sua fala de missionário realmente nosso coração arder e nos colocarmos a caminho e ainda nos brindou tocando e cantando para nós.

Estiveram presentes representando a diocese: Irani Rodrigues de Souza, Viviane do Rosário Ferreira Damascena, Vinicius França, João Carlos Job, Eduardo Fabrício Andrade e Paula Cunha de Andrade.