08 JULHO 2024

ANIMAÇÃO BÍBLICO CATEQUÉTICA

No último domingo (07), realizou-se o Encontro para Catequistas em cinco subsetores da diocese, a organização dos encontros esteve a cargo da coordenação da Animação Bíblico-Catequética de cada subsetor.

O tema do encontro foi “Celebrar a catequese”, distribuído em entrosamento, momento orante, três palestras, trabalho em grupo e a Celebração Eucaristia. A Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética organizou roteiros e materiais de apoio para que os coordenadores e formadores de catequistas pudessem preparar-se para o desenvolvimento das atividades do dia.

Na primeira palestra, que abordou o tema “Celebrar a Catequese”, foi enfatizado a importância de celebrar o processo catequético e não apenas de vez em quando, por conta de ocasiões especiais. É fundamental que o catequista esteja atento ao que acontece no dia a dia da sua comunidade, na vida das crianças, no calendário litúrgico da Igreja e nos temas propostos no itinerário catequético. Tudo é motivo de celebração e se presta à iniciação dos catequizandos ao mistério litúrgico, que se vale dos sinais e palavras para se revelar e tocar nosso coração, fortalecendo a nossa fé e vida cristã. Por isso dizemos que é preciso celebrar a catequese, e não na catequese. Nas reflexões também foi destacada a relação mútua entre Catequese e Liturgia. Elas se distinguem, mas não se separam. Há uma reciprocidade, uma complementação mútua. Fazem parte do mesmo processo de amadurecimento da fé. São duas realidades que devem caminhar juntas para um autêntico processo de crescimento e vivência da fé.

A segunda palestra, apresentou “As celebrações do Itinerário Catequético da diocese”, que são uma contribuição para marcar o processo de compreensão da vida de fé, de oração e de caridade. São momentos que aproximam de Jesus, são pequenos degraus para ajudar os catequizandos no crescimento e conhecimento de Deus e de seu compromisso cristão. A partir de um caminho com as etapas da catequese em destaque, foram sendo acrescentados cartazes e símbolos que remetiam a cada celebração de entrega em sua respectiva etapa.

A terceira palestra, discorreu sobre o “Ano da Oração 2024 e a Oração do Pai-Nosso”, em sintonia com a preparação para o Jubileu 2025, que segundo a intenção do Papa Francisco, "é um ano intenso de oração, em que os corações poderão se abrir para receber a abundância da graça". Motivados pelas palavras do Papa Francisco, somos convidados a dedicarmos a “uma grande ‘sinfonia’ de oração… um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do Pai-Nosso – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos”. A sugestão do Papa nos desafia a cultivar momentos especiais de meditação de cada frase do Pai-Nosso, que muitas vezes, infelizmente, se torna uma prece proferida de forma rápida e mecânica, sem que “saboreemos” o sentido e as dimensões tão especiais e profundas que ela nos aponta para nossa caminhada de fé.

Os encontros foram encerrados com uma Celebração Eucarística, onde foi realizada a Celebração Adaptada da Entrega do Pai-Nosso aos catequistas.

Nos 5 encontros participaram 1.119 catequistas. Subsetor Lapa 154 catequistas, Subsetor Agudos do Sul 202 catequistas, Subsetor Xingú 226 catequistas, Subsetor Araucária 310 catequistas e Subsetor Fazenda Rio Grande 227 catequistas

A Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética manifesta a gratidão a todos que estiveram envolvidos na realização deste grande processo de mobilização dos catequistas em seus subsetores.

SUBSETOR AGUDOS DO SUL

O encontro aconteceu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Palmitos – Agudos do Sul. Estiveram reunidos os catequistas das paróquias: Nossa Senhora das Dores – Tijucas do Sul, Nossa Senhora das Graças – Piên.

FOTOS: JULLYA VITÓRIA VAZ

SUBSETOR ARAUCÁRIA

O encontro aconteceu no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora do Remédios – Araucária. Estiveram reunidos os catequistas das paróquias: Nossa Senhora das Dores – Araucária, Nossa Sra. do Perpétuo Socorro – Araucária, Nossa Senhora dos Remédios – Araucária, Senhor Bom Jesus – Araucária, Imaculada Conceição – Catanduvas do Sul e São João Batista – Contenda.

FOTOS: MARCIA GRITTEM E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

SUBSETOR XINGÚ

O encontro aconteceu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Roça Velha. Estiveram reunidos catequistas das paróquias: Nossa Sra. Aparecida – Xingú – São José dos Pinhais, Nossa Senhora de Fátima – São José dos Pinhais, Nossa Senhora do Monte Claro – São José dos Pinhais, Sagrado Coração de Jesus – São José dos Pinhais, Santa Rita de Cássia – São José dos Pinhais, São Marcos – São José dos Pinhais, São Sebastião – São José dos Pinhais e Quase-Paróquia São Francisco e Santa Clara.

FOTOS: ANA MARIA CARDOSO

SUBSETOR FAZENDA RIO GRANDE

O encontro aconteceu na Comunidade São Sebastião – Fazenda Rio Grande. Estiveram reunidos catequistas das paróquias: Senhor Bom Jesus – Mandirituba, São Benedito – Mandirituba, Nossa Senhora da Luz – Fazenda Rio Grande, Nossa Senhora das Graças – Fazenda Rio Grande, Nossa Senhora de Fátima – Fazenda Rio Grande, São Gabriel da Virgem Dolorosa – Fazenda Rio Grande e Nossa Senhora Aparecida – Fazenda Rio Grande.

FOTOS: CLAUDETE ZAVERUKA CARVALHO CORREA E HELITO JOSÉ DE SOUZA

SUBSETOR LAPA

O encontro aconteceu na Comunidade Santa Terezinha – Vila do Principe – Lapa. Estiveram reunidos catequistas das paróquias: Santo Antônio – Lapa, Imaculada Conceição – Mariental e Santos Reis – Lapa.

FOTOS: SAMUEL ROSA DOS SANTOS