12 JULHO 2024
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA DE SEMINARISTAS
TEXTO: COM COLABORAÇÃO DE VATICAN NEWS E SEMINARISTAS EMERSON E ERICK
FOTOS: SEMINARISTAS EMERSON/ ERICK

Entre os dias 08 e 11 de julho aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o 13º FORMISE - Formação Missionária de Seminaristas. O evento reuniu mais de 200 seminaristas de todo o Brasil.  Os seminaristas Emerson de Oliveira Mendes e Erick Telmann, do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, da diocese de São José dos Pinhais, participaram do encontro e falaram da experiência que tiveram.

"É uma alegria muito grande, nós, seminaristas da Diocese de São José dos Pinhais, participar desse momento tão enriquecedor na Igreja no nosso Brasil, onde faz com que o nosso olhar missionário tenha uma ampla visão das tantas realidades existentes nas cidades e estados do nosso país, principalmente nas periferias. E ver o quão importante é a missão, pois a missão é onde você leva Jesus às pessoas, é onde você ajuda os necessitados, não somente materialmente mas espiritualmente, levando o Evangelho de Cristo".

O objetivo principal do encontro é fortalecer a missão missionária e pastoral dos futuros padres e proporcionar um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências. Com o tema "A missão nas periferias existenciais e geográficas", o evento proporcionou palestras, oficinas, momentos de oração e atividades culturais, para mellhorar a formação missionária dos seminaristas e prepará-los para atuar nas periferias existenciais e geográficas, onde a Igreja é mais necessitada.

O lema "Deus habita esta cidade" reflete o compromisso de levar a mensagem de Cristo a todos, especialmente aos mais marginalizados e necessitados. Para o seminarista Emerson, "esse lema faz refletir que mesmo em meio tantas modernidades no mundo atual em que vivemos, mesmo em diversas ocasiões nas cidades se falando mais da ausência do que da presença de Deus, precisamos anunciar a Palavra de Deus e seu Evangelho, pois 'Deus habita esta cidade'. E vemos a importância de nós seminaristas termos esse espírito missionário na formação, pois depois quando se chegar ao sacerdócio podemos ter essa visão e principalmente esse comprometimento com o povo de ser como Jesus Cristo foi, onde não teve medo de anunciar o Reino de Deus, independente dos lugares e diversidades presentes na realidade em que vivemos e somos enviados", destacou.

Esse Encontro de Formação Missionária de Seminaristas deixará um legado significativo na vida de cada participante, preparando-os para a missão que os espera como futuros padres.