18 JULHO 2024

TEXTO: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA

FOTO EM DESTAQUE: PASCOM BRASIL

FOTOS: PASCOM E COMUNICAÇÃO - DIOCESE SJP

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, o 8º Encontro Nacional da PASCOM.

Nossa diocese esteve representada pelo coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, Marcos Roberto Svieck Fernandes, e pela secretária de Comunicação Diocesana, Rubhya Fernandes de Souza. O encontro contou com cerca de 900 comunicadores de todas as regiões do Brasil, sendo mais de 130 participantes do Paraná.

O encontro teve início na tarde de sexta-feira, 12 de julho, com a solenidade de abertura e a conferência com o tema geral do encontro: “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, conduzida pelo secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Lucio Adrian Ruiz. Além da roda de conversa sobre “Inteligência Artificial: o futuro no presente”.

No sábado, 13 de julho, iniciou com a conferência “Comunicadores da esperança”, conduzida por Dom Amilton Manoel da Silva, CP – bispo de Guarapuava, membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB e bispo referencial da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 2. A segunda conferência do dia teve como tema “Igreja em saída nas rodovias digitais”.

Na parte da tarde, foram realizadas atividades temáticas escolhidas por cada participante, como tendências para mídias digitais, inteligência artificial e outros. Finalizando o dia com a renovação da consagração da Pastoral da Comunicação à Nossa Senhora Aparecida.

O último dia do encontro, 14 de julho, teve início com a Celebração Eucarística presidida por Dom Valdir José de Castro – Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e concelebrada pelos bispos e padres presentes. Em sua homilia, Dom Valdir ressaltou: “Ser pasconeiro(a) é viver uma vocação; nos sintamos chamados como um compromisso que nasce do nosso batismo, enviados a dar testemunho do evangelho, especialmente na cultura da comunicação; ali é o nosso ambiente onde o Senhor nos chama a evangelizar”. Após a Santa Missa, aconteceu a última conferência do encontro com o tema “Artesãos da comunhão: a comunicação eclesial num ambiente polarizado”.

Finalizando com o envio missionário e com as palavras de Dom Valdir: “Sejam comunicadores da paz, fraternidade e esperança em suas comunidades, paróquias e dioceses”.