18 JULHO 2024

SEMINÁRIO DIOCESANO MARIA MÃE DA IGREJA | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO: LUCAS DIAS SANDESKI

FOTOS: LUCAS DIAS SANDESKI E CNBB

Aconteceu em Brasília entre os dias 15 e 17 de julho, o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Seminaristas, na Casa Dom Luciano da CNBB.

Participaram do encontro 208 Seminaristas representantes de todos os 19 regionais da CNBB. Da Diocese de São José dos Pinhais participaram os Seminaristas: Everaldo Ferreira dos Santos do 1° ano da Configuração e Lucas Dias Sandeski do 3° ano da configuração.

O Seminário teve como tema: "A catequese na formação do futuro presbítero". Seu objetivo é o de reforçar o espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação dos candidatos ao presbiterato.

O encontro buscou trazer reflexões sobre temas que envolvem a Iniciação à Vida Cristã como o Querigma, o Catecumenato, Purificação e Iluminação, Catequese e Mídias Digitais.

Dom Leomar Brustolin, Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, apresentou uma leitura do contexto que vivemos, marcado por polarizações, por um hiper-individualismo, e colocou alguns questionamentos pertinentes para refletir sobre a nossa Ação Evangelizadora, e diante de tudo o que foi apresentado, deixou a pergunta: "Como transmitir a fé às novas gerações?"

Após a conclusão do Seminário, os Seminaristas realizaram uma visita guiada para conhecer as estruturas internas da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.