19 JULHO 2024

TEXTO: PE. CLAUDEMIR ROBERTO LEAL DA CRUZ

PADRES DO PARANÁ - REGIONAL SUL 2

Local: Belo Horizonte-Minas Gerais – Casa Mãe Acolhedora

Aos dias 15 de julho, Dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), celebrou a Eucaristia que deu início ao Encontro Nacional de Atualização para Formadores promovido pela OSIB – Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil. Durante a homilia, Dom Ângelo enfatizou o exemplo de São Boaventura como um modelo de dedicação à formação filosófico-teológica. Ele também destacou o capítulo 10 do Evangelho de Mateus como uma diretriz essencial para a formação presbiteral, que culmina no compromisso de carregar a cruz. O encontro, se estendeu até 19 de julho, abordou O TEMA “FORMAÇÃO PRESBITERAL: UMA PERSPECTIVA SINODAL-MISSIONÁRIA”. Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia e Primeiro Vice-presidente da CNBB, foi o assessor do evento. A cerimônia de abertura contou com a participação de diversas autoridades eclesiásticas, incluindo Dom João Justino, Pe. Guilherme, assessor da CMOVIC, Pe. Vagner Moraes, presidente nacional da OSIB, Pe. Edgard, vice-presidente da OSIB, e Pe. Deoni, tesoureiro da OSIB. Os padres João Batista de Oliveira e Claudemir Roberto Leal da Cruz, se fizeram presente na formação, perceberam a grande importância da consciência missionária na vida formativa e na vida presbiteral, foi dada oportunidade de refletir o documento 110, que será alvo de revisão e atualização pela Igreja no Brasil, dando diversos aspectos que iluminaram a construção do projeto formativo e reflexão da pastoral missionária como eixo integrador da vida cristã. Todo encontro foi de grande valia, apresentando as perspectivas da lógica da sinodalidade, da comunhão e participação.

Também sob o prisma da Lumen Gentium nº28 e da Presbiterorum Ordinis nº 2, o assessor expressou a natureza e essência missionária do presbítero, entendendo-o como pessoa, com o desafio da sua manifestação e o valor inalienável da pessoa, a perspectiva da missão, com o desafio do imobilismo e da conservação, o prisma da iniciação à vida cristã, frente o desafio da transmissão da fé, o olhar das pequenas comunidades, e o desafio do anonimato e do individualismo, e a necessidade da diocesanidade, a perspectiva da animação bíblica da pastoral, com o desafio do excesso de devocionismo e o vazio de conteúdo sólido, e por fim, um olhar sob a ministerialidade, e o desafio do clericalismo e a consciência da diversidade de ministérios. Impressionou-nos o testemunho do senhor Estevão e sua família, um exemplo de amor e fé, um servo fiel ao Projeto de Salvação.

Concluindo o encontro com atividades em grupo e plenário, foi dado a oportunidade do exercício da escuta, fazendo-nos ter uma teologia mais apofática do que catafática numa relação mais profunda com a Palavra de Deus.