19 JULHO 2024

PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTA

TEXTO: PE. JOÃO MARIA FERREIRA (PE. JOÃOZINHO) – ASSESSOR REGIONAL DA PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTA, COM COLABORAÇÃO COMUNICAÇÃO DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Nos dias 12 a 14 de julho, realizou-se no Centro San Juan Diego em Guarapuava/PR, o Encontro da Juventude Indígena do Paraná. O evento foi organizado pela Coordenação Regional da Pastoral Indígena e Indigenista do Paraná – Regional Sul 2.

Foi um momento de reflexão, partilha e convivência. A presença dos (as) jovens indígenas foi marcante neste contexto de insegurança e instabilidade política e social, que fere e afronta os direitos e dignidade destes povos, originários e milenar nestas terras marcadas pela colonização, desmedida e desumana.

No dia 12 de julho, no período da noite, foram recepcionadas as caravanas provindas de todo o estado e apresentada as atividades e temas do encontro. No dia 13 de julho o tema central foi assessorado pela Neuropsicóloga e Secretária da Assistência Social da Prefeitura de Nova Laranjeiras, Thalita O. Muller, que mediante intervenções aplicou a metodologia de grupos com plenária e apresentação de propostas para continuidade da reflexão nas aldeias e paróquias.

Estiveram presentes Indígenas: jovens, adultos, adolescentes e crianças das etnias Kaingang e Guarani do Regional Sul 2 e indigenistas que colaboram na missão pastoral neste projeto da “Igreja em saída”, comunidade de comunidades em uma nova paróquia, uma Igreja sinodal.

A diocese de São José dos Pinhais esteve presente com 14 indígenas, sendo 7 da Aldeia Araçaí e 7 da Aldeia Floresta, que estão localizadas em Piraquara. Também participaram o diácono Haldhessir José da Silva, assessor diocesano da Pastoral Indígena e Indigenista e Josélia Aparecida Rodrigues, coordenadora diocesana da Pastoral Indígena e Indigenista.

Gratidão a todos e todas que colaboraram para a realização deste momento de ação graças e que Cristo Senhor seja sempre o ponto de partida e ponto de chegada desta missão.