23 JULHO 2024

PASTORAL DA CRIANÇA | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO: COORDENAÇÃO AED

FOTOS: COMUNICAÇÃO PASTORAL DA CRIANÇA E AED

Com o objetivo de promover a avaliação da caminhada e aprofundamento de temas formativos, foi realizado na Paróquia Senhor Bom Jesus em Mandirituba, no dia 20 de julho, o Encontro Diocesano da Pastoral da Criança.

A parte da manhã, foi organizada pela Coordenação da Ação Evangelizadora da diocese (AED), sendo realizadas reflexões e vivências buscando apresentar a mística e a missão do trabalho da Pastoral da Criança. Foram também apresentados os procedimentos em âmbito diocesano que serão realizados no segundo semestre de 2024.

O bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, participou do encontro e em sua palestra lembrou que a palavra pastoral, “remete a palavra pastor, aquele que cuida. A Igreja é chamada a ser presença, de Jesus Bom Pastor, mas diferentes realidades. Uma presença de Jesus junto às famílias, as crianças... com nossas capacidades e carismas vamos organizando todos”. Destacou que não se pode perder a mística e os princípios da Pastoral da Criança, “não somos agentes de saúde, mas cuidamos da pessoa na saúde integral”, enfatizou.

Para o bispo diocesano é o momento de reiniciar o percurso da Pastoral da Criança e neste processo “todas as iniciativas vão ajudar a reiniciar. Tenho incentivado nas crismas, que os adolescentes e familiares possam ajudar nessa bonita missão, para que todos tenham vida. Teremos muitas outras ações, é preciso disposição para reiniciar o caminho”.

A partir da metodologia da conversa espiritual conduzida pelo coordenador da Ação Evangelizadora, Pe. Celmo Suchek de Lima, os participantes foram conduzidos em um primeiro momento a mencionarem uma dificuldade na realização da missão da Pastoral da Criança, depois em um segundo momento, foram motivados a mencionarem uma experiência positiva com as atividades da Pastoral da Criança, na conclusão, terceiro momento, foram conduzidas preces.

No encontro foi destacado que no segundo semestre, haverá um trabalho mais intensificado entre a coordenação da AED e a coordenação diocesana da Pastoral da Criança. Será um tempo do VER a realidade. Serão realizadas visitas às paróquias que têm atuação da Pastoral da Criança, para conhecer melhor a realidade. Será realizada uma formação para novos líderes contemplando todas as paróquias, em unidade com o Regional Sul 2, com previsão para iniciar em outubro. É preciso fortalecer a parceria com a Catequese Diocesana na “Campanha Pequenos Reis Magos”, que é realizada pela 5.a etapa da catequese, nesta etapa no encontro com os pais dos adolescentes motivar para que surjam novos líderes para a Pastoral da Criança, um gesto concreto: cada paróquia indicar 2 casais para iniciarem a formação em 2025. Cada coordenação paroquial da Pastoral da Criança deve motivar para que os líderes participem do “Projeto Reiniciação”, cada qual em sua Paróquia.

No período da tarde, a coordenação Regional e Nacional da Pastoral de Criança, promoveram a capacitação para as coordenadoras e líderes.

A coordenadora Regional da Pastoral da Criança, Maria Verônica Valarini Silva, participou do encontro e manifestou a importância do encontro, pois sempre “é importante o contato com aqueles que estão na missão, necessitamos do encontro, pois na pareceria e entreajuda, saímos fortalecidos e relembrando a verdadeira missão”.

A Pastoral da Criança tem como coordenadora diocesana a Sra. Edite Maria Pereira da Cruz e como assessor eclesiástico o Diác. Diác. Luciano Bendlin Silva.

Atualmente a Pastoral da Criança está atuante em 16 paróquias da diocese.