02 AGOSTO 2024
PASTORAL PRESBITERAL | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
TEXTO E FOTOS: COMUNICAÇÃO DIOCESANA
Nesta quinta-feira, 01 de agosto, os padres da Diocese de São José dos Pinhais se reuniram na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Guatupê, para um encontro em comemoração ao Dia do Padre, que será celebrado no próximo dia 04 de agosto.
Com a presença do Bispo, Dom Celso Antônio Marchiori, o encontro iniciou-se com a Santa Missa presidida por ele e concelebrada pelos padres presentes. Em sua homilia, Dom Celso destacou 3 pontos essenciais aos presbíteros: vida orante, paciência e saúde integral.
Após a Missa, os padres reuniram-se na sala de reuniões para tratar sobre a casa dos Presbíteros – Pusillum, na tentativa de parceria na utilização do espaço com o Instituto Dom Ladislau Biernaski. Léo Marcelo Plantes Machado, diretor do Instituto, apresentou o caminho percorrido para a criação do referido instituto para a formação das lideranças de modo integral e estruturado e lembrou que no dia 9/02/2024, dom Celso Antônio Marchiori criou o Instituto Dom Ladislau Biernaski.
Pe. Marcio Adriano, coordenador da Pastoral Presbiteral, apresentou a memória da doação da chácara Pusillum, resgatando informações do jornal “Folha Diocesana”, de dezembro de 2009, em que o doador da chácara, Monsenhor Estanislau Polakowski, apresenta a finalidade do espaço e declara oficializada a doação para a Diocese de São José dos Pinhais. “Esta doação seria realizada para a Arquidiocese de Curitiba, mas quando da criação da Diocese de São José, vimos a importância que a casa ficasse aqui, já que está na área desta diocese. Estou muito contente porque esse espaço servirá para a formação de sacerdotes e leigos”, ressaltou o Monsenhor (Memória: Folha Diocesana, dezembro 2009).
Desde maio de 2024 foi amadurecida a ideia de utilização do espaço Pusillum para a realização de retiros e encontros motivacionais. No mês de junho foi apresentada a proposta para a equipe gestora da Cúria e em julho a proposta foi apresentada para a equipe de coordenação da Pastoral Presbiteral, sendo acatada pela mesma.
Léo Marcelo apresentou aos 48 padres presentes nesta reunião, de que a proposta seria uma parceria entre o Instituto e Pusillum e que terá um período experimental de 2 anos. A grande maioria dos presbíteros presentes aprovou a proposta. A coordenação da pastoral presbiteral e o diretor do Instituto Dom Ladislau Biernaski dará a continuidade dos trâmites necessários conforme projeto aprovado pelos presbíteros. A chácara Pusillum continuará exercendo a função de ser um espaço de encontro e descanso para os padres e encontrará mais vivacidade com o Instituto Dom Ladislau.
O encontro foi concluído com o almoço num momento de unidade e confraternização entre os padres e o Bispo Diocesano.