26 AGOSTO 2024

MOVIMENTO DAS CAPELINHAS

TEXTO E FOTOS: SILVANA RAQUEL DUESMANN KUZMANN

Hoje é dia de festa para nós Mensageiras e Mensageiros de Maria,136 anos de história. Quanta alegria e orgulho em fazer parte deste lindo Movimento, que trabalha e reza pelas Vocações Sacerdotais.

O Movimento das Capelinhas começou em 1888, no Equador, na cidade de Guayaquil. Quem iniciou o Movimento foi o Cônego José Maria Santistevan, da Congregação dos Padres Claretianos que, vendo as dificuldades das famílias, o materialismo e a falta de fé entre os jovens, chegou à conclusão de que a presença constante da Mãe de Jesus poderia ser uma solução. Começavam a nascer os principais objetivos do Movimento das Capelinhas: Oração em família, diálogo e comunhão.

“Assim sendo, num certo dia, ao anoitecer, justamente na hora do ângelus, a cidade de Guayaquil foi iluminada pelo clarão de uma movimentada procissão luminosa que, saindo da Igreja Matriz, dirigiu-se para a casa da primeira família que recebia a visita da Capelinha de Nossa Senhora, que começava a circular por toda a cidade. Por isso, recebeu o nome de Visita Circulante do Imaculado Coração de Maria.

Portanto, no dia 26 de agosto de 1888, nascia o Movimento das Capelinhas, renovando e atualizando a peregrinação da "Jovem de Nazaré", de casa em casa, com a missão de levar Cristo aos lares. E em nossa diocese de São José dos Pinhais, o Movimento se faz presente em todas as 42 paróquias.