26 SETEMBRO 2024

CNBB SUL 2

FONTE E FOTOS: KARINA DE CARVALHO NADAL – JORNALISTA DA CNBB SUL 2

Nessa terça-feira, 24 de setembro, os bispos iniciaram a manhã com a missa, que foi presidida pelo bispo da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl.  Ao longo da manhã, os bispos trataram de diversos assuntos, entre eles, a questão vocacional no Paraná e a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, há 10 anos.

Padre Marcelo Ribeiro, assessor do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional no Paraná (SAV/PV), apresentou aos bispos o projeto da Escola Vocacional do Regional Sul 2 da CNBB. Ele explicou que essa escola já existia, mas no tempo da pandemia foi suspensa e, após o Ano Vocacional, foi decidido retomar o projeto, revisando alguns aspectos.

Um segundo tema abordado pelo padre Marcelo foi sobre uma pesquisa realizada junto às dioceses referente ao cuidado pastoral dos servidores do altar, ou seja, os coroinhas, os acólitos, os cerimoniários. “Os bispos avaliaram muito positivamente os resultados apresentados e disseram que é importante investir nesses grupos, oferecendo-lhes uma formação mais integral. Porque é uma fase da vida bonita, quer seja de crescimento da fé, quer seja de despertar da vocação e também de amor à igreja. Então, os bispos partilharam coisas muito bonitas sobre a importância de ajudá-los a amadurecerem como cristãos, descobrindo que o serviço que eles prestam à Igreja vai prepara-los para serem bons cristãos”, disse o padre.

Encontro com o Núncio Apostólico

No período da tarde, o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, por meio de uma videoconferência, teve um momento de conversa privativa com os bispos

Como presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz acolheu o núncio e fez uma breve apresentação sobre a Igreja Católica no estado do Paraná, destacando a Missão Ad Gentes mantida no país da Guiné-Bissau; a Pastoral da Criança, que nasceu no Paraná; e a 44 Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu no último final de semana nas quatro Províncias Eclesiásticas.

Na sequência, dom Giambattista discorreu sobre algumas questões referentes ao ministério episcopal, as quais os bispos haviam lhe solicitado previamente.

Dom Amilton relatou que o núncio ficou impressionado com o formato de Assembleia do Povo de Deus, na qual foi possível ouvir um número maior de leigos. “O núncio elogiou essa forma de realizar a assembleia com o povo. Parabenizou o nosso Regional e pediu que todo o material referente ao projeto e organização da assembleia fosse enviado a ele, pois irá apresentar e propor a outros regionais”, contou dom Amilton.

Os bispos concluíram as atividades do dia com a oração das vésperas na capela da Casa de Formação Divino Mestre.

Ao longo da manhã, desta quarta-feira, 26 de setembro, os bispos continuaram reunidos discutindo temas propostos na pauta, dentre eles a composição das Pastorais, Movimentos e Organismos, a Comissão Pastoral da Terra, questões referentes à educação e questões administrativas e financeiras do Regional Sul 2 da CNBB. A assembleia foi concluída com o almoço.