27 SETEMBRO 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO E FOTOS: SEMINARISTA JOÃO VITOR NASCIMENTO CORDEIRO

Nos dias 05 a 08 de setembro, aconteceu na Paróquia São Sebastião em Quatro Barras/PR, a Visita Pastoral com o Bispo Diocesano, sua Excelência Reverendíssima Dom Celso Antônio Marchiori. Foram momentos muito proveitosos ao lado de seu pastor, onde a paróquia conseguiu ressaltar vários aspectos de nossa Igreja Particular da Diocese de São José dos Pinhais.

Em sua Visita Pastoral, já no primeiro dia, quinta-feira 05 de setembro, o bispo fez questão de iniciar sua visita presidindo uma Missa no Instituto Pio XII (Seminário Dom Orione), momento em que pode conhecer os seminaristas da filosofia, da congregação de Dom Orione, e levar uma palavra de incentivo. Logo após a Missa deu-se início a uma reunião com as lideranças de cada comunidade da paróquia, momento de grande importância de escuta e aprendizado. Em seu discurso inicial, Dom Celso, destacou a importância de pensarmos em conjunto e refletir de como está a nossa " diocesaneidade”.

Já no dia 06 de setembro, sexta-feira, o pároco, Pe. Newton José Furtado Pereira, PODP e o diácono permanente, Silviani Joel Tulio, conduziram o bispo na visita das comunidades e suas respectivas capelas, dando continuidade na parte da tarde com a visita a obra dos padres Orionitas em Quatro Barras, o colégio Dom Orione. Logo mais à noite, Dom Celso presidiu na comunidade Nossa Senhora Aparecida a Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

No sábado, 07 de setembro, o bispo iniciou o dia presidindo o ofício divino juntamente com a comunidade religiosa, logo após visitou uma paroquiana enferma, levando os sacramentos, também fez questão de conversar com a comunidade religiosa que reside no Instituto Pio XII em Quatro Barras. Ainda na tarde de sábado, presidiu a Santa Missa com o rito da crisma na igreja Matriz, onde 52 jovens puderam confirmar diante de Deus aquilo que receberam no batismo.

Em seu último dia, domingo, 08 de setembro, Dom Celso celebrou na igreja matriz às 10h a Missa de encerramento de sua visita pastoral na Paróquia São Sebastião.