01 NOVEMBRO 2024
DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
TEXTO E FOTOS: COMUNICAÇÃO DIOCESANA
Na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, o Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja sediou o encontro do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). Estiveram presentes coordenadores, assessores e membros das equipes diocesanas das pastorais, movimentos, associações e organismos da diocese.
Durante o encontro, os participantes da 44ª Assembleia do Povo de Deus – Província de Curitiba, realizada em Guarapuava entre os dias 20 e 22 de setembro, tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências sobre a Assembleia.
O Pe. Celmo Suchek de Lima, Coordenador da Ação Evangelizadora, fez uma apresentação geral sobre a assembleia. Em seguida, os representantes escolhidos relataram os principais acontecimentos. Joelma Penteado apresentou a síntese 1, elaborada previamente pelos participantes da diocese com base em duas perguntas: 1) O que você espera da 44ª APD? e 2) O que precisamos fazer para que a Igreja se torne uma verdadeira casa e escola de comunhão? O seminarista Luiz Henrique Cuchaba falou sobre a síntese 2, também preparada antes da assembleia, baseando-se na Matriz Fofa. Zilda de Fátima Muliki abordou a assessoria do tema geral, conduzida pelo Prof.º Dr. Diogo Pessoto. Viviane Damascena trouxe reflexões sobre a conversa no espírito e, por fim, o Diácono Nilceu Bim comentou sobre a assessoria de Dom Bruno Elizeu Versari, que refletiu sobre o “Sentido de pertença, Sou Igreja...”. A continuidade do tema geral da 44ª Assembleia: “Espiritualidade de Comunhão”, será abordado no próximo ano nas reuniões do Conselho Missionário Pastoral Diocesano. Os participantes receberam a síntese da assembleia, que foi encaminhada nos grupos de WhatsApp.
O encontro também se concentrou nos próximos passos a serem tomados em nível diocesano.
Léo Marcelo Plantes Machado, Secretário Executivo da Ação Evangelizadora, abordou a reorganização das pastorais e movimentos. Falou que serão nomeados e reconduzidos os assessores, além de uma melhor organização por subsetores para os coordenadores das pastorais.
Foi enfatizado que os coordenadores e assessores diocesanos das pastorais e movimentos devem incentivar os coordenadores paroquiais a motivar os membros das equipes paroquiais a participarem do Projeto Reiniciação, que é uma das prioridades da diocese e no qual todas as lideranças devem estar envolvidas.
Léo Marcelo também falou sobre a mudança de nomenclatura do atual Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), que passará a se chamar Conselho Missionário Diocesano de Pastoral (CMDP).
Os participantes foram orientados sobre os procedimentos para elaboração dos orçamentos das pastorais, bem como sobre o calendário e as datas para 2025. Destacaram-se as duas datas dos encontros anuais do CMDP: o primeiro será no dia 15 de março, das 08h30 às 16h, e o segundo no dia 13 de setembro, também das 08h30 às 16h.
Os coordenadores foram incentivados a utilizar o subsídio “O Caminho 18 – Novena de Natal”, que abordará a temática do Jubileu 2025.
Quanto ao Jubileu 2025, foi motivada a participação na Celebração de Abertura do Ano Jubilar, marcada para o dia 29 de dezembro, às 15h. Mais informações serão comunicadas posteriormente.