27 NOVEMBRO 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR | DOM CELSO ANTÔNIO MARCHIORI 

TEXTO: VANDERLY MARIA DA SILVA POLAKOWSKI

FOTOS: PASCOM - PAR. NOSSA SENHORA APARECIDA - XINGÚ


De 15 a 17 de novembro nosso Bispo, Dom Celso Antônio Marchiori esteve na paróquia Nossa Senhora Aparecida – Xingú em visita pastoral. A acolhida foi durante a Santa missa às 15h com a presença do pároco, Pe. Jonathan Antunes, pelo vigário paroquial, Pe. Justino Fachini e os diáconos Itamar Elzio da Silva e Lourival Santos da Silva.

Pe. Jonathan após acolhê-lo, contou resumidamente a história da paróquia e de cada padre que por aqui passou, desde sua fundação com os padres dos Sagrados Corações até os dias de hoje com os padres diocesanos.

Após a celebração, Dom Celso reuniu-se com representantes da Liturgia; Coroinhas; Cerimoniarios e com os MAC’s. Em sua fala ressaltou a importância do zelo para com os objetos litúrgicos e a importância de estarem unidos a Cristo Eucarístico e ao acolhimento dos irmãos. A noite celebrou a Santa Missa na comunidade Nossa Senhora de Fátima.

No dia 16 de novembro, pela manhã, Dom Celso reuniu-se com os catequistas, catequizandos e seus familiares e ressaltou a importância do amor, do acolhimento e da partilha nas famílias, pois ela é a célula vital na sociedade.

No período da tarde, no salão de festa da matriz, foi o momento de encontro com as lideranças do CMPP, onde motivou para que as pastorais e movimentos sejam ‘’portas abertas’’ para que todos sejam acolhidos e levados a fazer uma experiência com Jesus.

Ressaltou para que sejam dedicados a oração, a leitura orante principalmente dos salmos e dos evangelhos, a Eucaristia que é o ápice da nossa fé e a caridade. Que possam estar sempre perto da mãe de Deus na oração do terço, pois é ela que nos encoraja a ir até Jesus. E que no discipulado e na unidade possam ser sacramento, ou seja sinal visível da graça invisível. Também refletiu sobre o papel da Igreja diante dos mais pobres e vulneráveis. Com toda certeza, essa visita pastoral trouxe um novo ardor na caminhada pastoral.

A noite celebrou a Santa Missa na comunidade Santa Terezinha.

No dia 17 de novembro, iniciou com a Santa Missa na comunidade Sagrados Corações, logo em seguida, celebrou na Comunidade Matriz onde agradeceu a acolhida.

Com a visita pastoral o bispo, Dom Celso salientou a importância da unidade e proximidade entre todos.

“Foi maravilhoso, suas palavras simples e carinhosa trouxe um novo ardor para nós que estamos a serviço como MAC’s”, Monique A. Cordeiro – Ministro da Eucaristia.

“Ele nos trouxe um direcionamento espiritual para que possamos realizar nossa caminhada realizando nossa missão. Em segundo momento deu ouvidos as necessidades e trabalhos desenvolvidos pela paróquia, como bom pastor está nos incentivando a caminhar firmes na fé”, Cristiano Siben – Movimento de Irmãos.

“Esse encontro que tivemos com Dom Celso nos trouce uma mensagem forte de como devemos ser Igreja. O que mais marcou foram suas palavras para orarmos, orarmos até ouvirmos a Deus.  Ele veio estar conosco, leu a bíblia conosco, rezou conosco e estimulou para que pensássemos e refletíssemos. Essa mensagem com toda certeza vai fazer diferença em nosso serviço pastoral’’, Felipe – Caminho Neo Catecumenal.

“Foi muito bom ouvir as sábias palavras de Dom Celso. Somos gratos por ter no senhor um exemplo de vida santa. Que Deus continue a honrar seu ministério e que Santa Teresinha te cubra de bençãos”, Roseli – Comunidade Santa Terezinha.

“Durante a visita do nosso querido Bispo Dom Celso, tivemos a oportunidade de vivenciar a presença do pastor entre as ovelhas. Sua simplicidade e humildade nos incentivaram a crescer em nossa caminhada de fé e a fortalecer nosso compromisso missionário como Cristãos”, Viviane Damascena – Coordenadora Paroquial.