SETOR PASTORAL 1

29 NOVEMBRO 2024

PASTORAL PRESBITERAL 

FOTOS: PASTORAL PRESBITERAL

TEXTO: COMUNICAÇÃO DIOCESANA 


Aconteceu no mês de novembro o encontro dos presbíteros nos setores pastorais da diocese. No Setor 1, o encontro ocorreu na Paróquia Imaculada Conceição, em Mariental, no dia 21 de novembro. No Setor 2, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Agudos do Sul, no dia 22 de novembro. E no Setor 3, na Catedral São José, no dia 28 de novembro.

A Rosa Maria Ramos Mildemberger, do setor de patrimônio da cúria diocesana, apresentou aos padres as normas da Polícia Militar e as exigências para licenciamento de eventos.

Pe. Claudemir Roberto Leal da Cruz, Chanceler, falou sobre as normas de responsabilidade e conduta do clero. As orientações dizem respeito a implantação da cultura de prevenção na diocese.  Para isso está sendo formado uma equipe de prevenção e escuta em relação aos abusos na Igreja e o clero será orientado por meio de formações anuais acerca dos comportamentos inadequados para que haja um ambiente saudável em todos os âmbitos de atuação da diocese.

Em seguida, o Pe. Celmo Suchek de Lima, Coordenador da Ação Evangelizadora, falou sobre o Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança. Apresentou um histórico do jubileu na Igreja e falou sobre a abertura solene do Ano Jubilar 2025 nas catedrais. O Papa Francisco estabeleceu que, no domingo, 29 de dezembro, em todas as catedrais e concatedrais celebrem-se a Santa Missa como abertura solene do Ano Jubilar.

Em nossa diocese, a Santa Missa estacional terá início às 15h na Igreja Matriz da Paróquia do Senhor Bom Jesus em São José dos Pinhais e, em seguida, haverá a procissão com a Cruz Jubilar até a Catedral de São José dos Pinhais, onde o bispo diocesano prosseguirá com a Santa Missa.

Durante o Ano Jubilar, algumas paróquias da diocese irão acolher os peregrinos. Foram definidas as Igrejas jubilares nos subsetores:

Setor Pastoral 1: Subsetor Lapa: Igreja Matriz de Santo Antônio da Lapa. Subsetor Araucária: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Araucária.

Setor Pastoral 2: Subsetor Fazenda Rio Grande: Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus em Mandirituba. Subsetor Quitandinha: Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida em Rio Negro. Subsetor Agudos do Sul: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Agudos do Sul.

Setor Pastoral 3: Subsetor Centro: Catedral de São José dos Pinhais. Subsetor Xingu: Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida em Xingu. Subsetor Piraquara: Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus em Piraquara.

Pe. Celmo também abordou o Projeto Reiniciação que está acontecendo em nossa Diocese. Agradeceu aos padres pela realização do projeto nas paróquias e apresentou quais serão os passos futuros. Os padres compartilharam um pouco da experiência do Projeto Reiniciação que está sendo realizado nas paróquias.

Falou também sobre a Campanha para a Evangelização. A coleta da campanha acontecerá em todas as celebrações do sábado e domingo dos dias 14 e 15 de dezembro. A distribuição dos recursos será feita da seguinte forma: 45% permanecem na própria diocese; 20% são encaminhados para os regionais da CNBB e os demais 35% para a CNBB nacional.

Por fim, o bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, concluiu o encontro motivando os presbíteros para a Campanha para a Evangelização e fez a oração final.

SETOR PASTORAL 1

 

SETOR PASTORAL 2

 

SETOR PASTORAL 3