10 FEVEREIRO 2025
CNBB SUL 2 | ASSEMBLEIA DOS BIPOS DO PARANÁ | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
FONTE E FOTOS: CNBB SUL 2 – Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Na tarde de sábado, 08 de fevereiro, teve início a primeira Assembleia do ano do episcopado paranaense, na cidade de Arapongas (PR), diocese de Apucarana (PR). Sediar a assembleia do episcopado é uma forma de homenagear a diocese, que está completando 60 anos de criação, propiciando que todo o episcopado esteja presente na celebração jubilar.
Estão reunidos todos os arcebispos e bispos das dioceses do Paraná, o administrador diocesano de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barbosa; o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Edson Zamiro da Silva; e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.
No primeiro dia (08), o episcopado teve uma reunião privativa com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro.
Após a reunião, os bispos encerraram as atividades do dia com a celebração da Eucarística, que foi presidida pelo núncio, dom Giambattista, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; e pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.
Em entrevista, dom Giambattista falou sobre o significado deste encontro. “É um momento particular da vida da Igreja e dos bispos do Regional. Nesse encontro, eles manifestam e confirmam o desejo de reunir-se em sinodalidade, em colegialidade sinodal, que manifesta o compromisso da Igreja do Brasil para que o caminho seja conjunto, juntos na evangelização e no trabalho da missão”, afirmou o núncio.
Episcopado paranaense participa da celebração dos 60 anos da Diocese de Apucarana (PR)
Na manhã desse domingo, 9 de fevereiro, todos bispos do Paraná, que estão reunidos em Arapongas (PR) para sua primeira assembleia do ano, participaram da celebração solene dos 60 anos de criação da Diocese de Apucarana (PR), juntamente com a 6ª Romaria Diocesana a Nossa Senhora de Lourdes.
Com início no Ginásio de Esportes Lagoão, em Apucarana, a celebração contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, que lotaram o ginásio e as ruas no seu entorno. Presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; ladeado pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira; e pelo arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; a celebração iniciou com o rito de instalação da Basílica Catedral Nossa Senhora de Lourdes e a bênção dos símbolos da dignidade basilical: a Umbrela, símbolo da especial ligação da Nova Basílica com o Santo Padre o Papa; o Tintinabulo, com a Padroeira e o brasão da nova basílica; e a a Virga Rubra, para a condução das procissões na nova basílica.
Em seguida, teve início a Santa Missa, que foi concelebrada por todos os demais bispos, inúmeros padres diocesanos e religiosos e diáconos permanentes. Após a missa, todos seguiram em procissão até a Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, para onde foram levados os símbolos e o núncio concedeu a bênção papal, com a concessão da indulgência plenária.
A celebração marcou um momento histórico para a diocese de Apucarana, reforçando a fé, a unidade e a missão evangelizadora dessa Igreja Particular, que há seis décadas comunica e testemunha o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do norte paranaense.
À tarde, os bispos tiveram um momento de confraternização. De segunda-feira, 10 de fevereiro, até quarta-feira, dia 12, os bispos iniciarão os trabalhos sobre uma extensa pauta de temas.