10 FEVEREIRO 2025

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR


Na manhã de sexta-feira (07) estiveram reunidos na Cúria Diocesana o assessor da Comissão Diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Pe. Celmo Suchek de Lima; o coordenador diocesano da catequese, Léo Marcelo Plantes Machado e Ana Caroline Bonato da Cruz, coordenadora do Instituto Ombro Amigo.

A pauta do encontro foi a parceria a ser desenvolvida entre a Catequese Diocesana e o referido instituto, mediante o Projeto Catequese Inclusiva, que proporcionará formação para catequistas tendo em vista contribuir com as famílias atípicas, ou seja, famílias que tem familiares com alguma deficiência, para a efetivação de uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã, de  forma inclusiva.

A primeira ação será a criação de um grupo de catequistas interessados na temática, os quais receberam formação presencial e on-line. Já está marcado um primeiro encontro no dia 10 de maio, no horário das 8h às 16h. Informações detalhadas quanto a forma de inscrição, local de realização e valores serão repassados posteriormente.

Sobre a importância da parceria no percurso de Iniciação à Vida Cristã, Pe. Celmo Suchek de Lima, lembrou que “a transmissão da fé é missão da Igreja inteira e para todas as pessoas, que são diferentes nas suas potencialidades e nas suas fragilidades. Faz-se necessário perceber as potencialidades das pessoas e colocá-las a serviço da comunidade de fé. São urgentes as atitudes de perceber, acolher e discernir os melhores meios e instrumentos para que ninguém seja excluído do anúncio do Evangelho. A catequese inclusiva, a liturgia inclusiva, e a eclesiologia, inclusive, precisa conhecer novos meios, a linguagem e os profissionais que podem ajudar e qualificar a missão da Igreja”.

Na reunião Ana Caroline Bonato da Cruz enfatizou a alegria pela “preocupação da Diocese e seus movimentos em lapidar suas práticas inclusivas. Espero que, a partir do Projeto Catequese Inclusiva, possamos contribuir com o desenvolvimento de muitos coordenadores e catequistas, trabalhando tanto com o conhecimento técnico, mas também contemplando o desenvolvimento humano e espiritual. O que acredito que repercutirá no acolhimento e fortalecimento das famílias que compõem a nossa Diocese”.

 

Conheça a missão do Instituto Ombro Amigo

O Instituto Ombro Amigo é um espaço de acolhimento e orientação para famílias atípicas. Realiza palestras, workshops, rodas de conversas e encontros com o propósito de incentivar as famílias a se sentirem pertencentes, se adaptaram às características individuais de cada membro da família; e facilitar o acesso a informações que transformam vidas.

Coordenadora:  Ana Caroline Bonato da Cruz, formada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como psicóloga e neuropsicóloga clínica há mais de 10 anos em São José dos Pinhais. Mestre em Educação pela UFPR, especialista em Neuropsicologia, com formação em Terapia Familiar Sistêmica, pós-graduação em Desenvolvimento Infantil.

 

PERFIL DO INSTAGRAM

PÁGINA DO FACEBOOK

CANAL DO YOUTUBE