10 FEVEREIRO 2025

PROJETO REINICIAÇÃO | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO: COMUNICAÇÃO DIOCESANA 

FOTOS: PASCOM


Na tarde de sábado, 08 de fevereiro, aconteceu o Encontro para Formadores Paroquiais do Projeto Reiniciação nos setores da diocese.

Os formadores iniciaram o encontro com a Leitura Orante do Evangelho do dia (Mc 6, 30-34). Em seguida, estudaram em pequenos grupos sobre o tema “Igreja Querigmática e Missionária”. E refletiram sobre as conquistas e desafios do Projeto Reiniciação.

No Setor I o encontro foi realizado na Paróquia Senhor Bom Jesus em Araucária. A Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa em Fazenda Rio Grande, acolheu os formadores paroquiais do Setor II. Já no Setor III o encontro foi realizado na Paróquia Senhor Bom Jesus em São José dos Pinhais.

A coordenadora diocesana da Pastoral da Educação e membro da Comissão Diocesana do Projeto Reiniciação, Zilda de Fátima Muliki dos Santos, destacou qual o papel dos formadores paroquiais no projeto reiniciação como sendo o de “promover uma Igreja verdadeiramente missionária, por meio do testemunho, indo ao encontro daqueles que ainda não tiveram a experiência do Querigma, o encontro com Cristo”.

Zilda ainda completou, “Além disso, colocar o Projeto Reiniciação em oração e motivar as lideranças de nossas paróquias, colocando em prática a Palavra de Deus, em comunhão com o Magistério da Igreja e em unidade com a Diocese de São José dos Pinhais”.

Também foi refletido sobre a estrutura e os temas do “GUIA 1 – Querigma”, que é o primeiro subsídio a ser utilizado pelas paróquias nos pequenos grupos, efetivamente a partir de março deste ano. Esse material proporcionará aos participantes, durante os seis encontros que o compõem, a experiência de reviver o encontro pessoal com Jesus Cristo, promovendo a adesão e a conversão ao Senhor.

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Celmo Suchek de Lima, lembra da importância dos pequenos grupos para que o projeto reiniciação aconteça, pois, “a Igreja nasceu em pequenos grupos. Inicialmente foram os primeiros quatro que foram chamados por Jesus, depois o grupo dos Doze. Depois veio o grupo dos Setenta e Dois. Depois o grande grupo dos cinco mil homens sem contar mulheres e crianças que foram organizados em pequenos grupos de cinquenta. Transcorrida a Páscoa da Ressurreição a Igreja nascente foi se estabelecendo nas casas, nas catacumbas, em pequenos grupos nas cidades. E assim a Igreja se espalhou por todo o mundo”, ressaltou.

Inspirados na Igreja nascente, no catecumenato dos cinco primeiros séculos do cristianismo, o Projeto Reiniciação segue a metodologia original da comunidade cristã e quer, “dos pequenos grupos formar pequenas comunidades de fé que vive a comunhão eclesial em torno da Casa (para + oikia = paróquia), estrutura pastoral iniciada desde o século IV, e termo este adotado em caráter canônico a partir do Concílio de Trento, no século XVI”, finalizou Pe. Celmo.

Formadores comentaram sobre o encontro

Alguns coordenadores do projeto que participaram do encontro fizeram uma avaliação na qual destacaram também a importância do projeto em nossa diocese.

Segundo Marília de Fátima Cordeiro, coordenadora do projeto na Paróquia Senhor Bom Jesus em Araucária, o encontro “Foi bastante proveitoso, reflexivo e orientador quanto as nossas ações como formadores paroquiais nesse Projeto Reiniciação”.

“Tivemos momentos de compartilharmos ideias e aprendizagens, através da conversação no Espírito, que será também uma prática que utilizaremos nos nossos encontros de pequenos grupos. O fato de experenciar o que viveremos com os demais irmãos líderes em nossas comunidades, nos traz um novo olhar para que estejamos perseverantes e bem unidos na implantação desse projeto”, completou Marília.

O coordenador do projeto na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Guatupê Vandenir Aparecido França, ressalta. “Cada encontro que passa, compreendemos mais o projeto e o quanto é importante, estamos todos muitos motivados com o início dos pequenos grupos em breve, com certeza esse projeto vai dar muitos frutos”.

Para Rudinei Grosskopf, que é coordenador do projeto na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Piên o tema do encontro: Igreja Querigmática e Missionária, “levou-nos a refletir como estamos vivendo esse anúncio”. E completou “Cada passo que damos vemos a importância do projeto. ‘Seguimos com entusiasmo’”.

 

SETOR I

FOTOS: PASCOM PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS - ARAUCÁRIA

 

SETOR II

FOTOS: PASCOM PARÓQUIA SÃO GABRIEL DA VIRGEM DOLOROSA - FRG 

 

SETOR III

FOTOS: PASCOM PARÓQUIA DO SENHOR BOM JESUS - SJP